Indea de Mato Grosso reforça fiscalizações sobre Comércio de Peixes durante a Semana Santa

Com a  chegada do período tradicional de aumento do comércio de peixes na Semana Santa, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) está intensificando suas fiscalizações e adotando medidas preventivas para assegurar que os produtos comercializados atendam aos padrões de segurança alimentar.

Pontos de fiscalização móvel estão estrategicamente distribuídos nos acessos municipais e principais rodovias federais do estado. Durante as abordagens, os servidores do Indea estão inspecionando o acondicionamento do produto e a documentação sanitária, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a nota fiscal do pescado.

“A ação visa garantir que o transporte de pescado esteja em conformidade com as normas sanitárias, e cargas que não estejam em conformidade estão sujeitas a penalidades conforme previsto em lei, incluindo desde apreensão até destruição”, afirma Thiago Augusto Tunes, coordenador de Fiscalização e Julgamento de Processos do Indea.

Além da fiscalização rigorosa, o Indea também aproveita para orientar os consumidores sobre a importância de adquirir peixes de locais confiáveis, que ofereçam certificados oficiais de segurança alimentar, garantindo assim a procedência e a qualidade do produto.

Para ajudar os consumidores na escolha do pescado, o Indea oferece algumas dicas importantes: ao selecionar peixes, é essencial observar características como coloração, textura e odor. Os olhos devem estar brilhantes e salientes, as escamas firmes e úmidas, aderindo bem ao corpo do peixe, e as guelras com coloração vermelho vivo, brilhante e sem muco, evitando guelras com coloração escura ou acastanhada.

Com essas medidas preventivas e orientações, o Indea busca garantir a segurança alimentar dos consumidores durante a Semana Santa e promover um comércio de peixes mais transparente e confiável em Mato Grosso.

 

Veja também

Avaliação da Educação Municipal é positiva, afirma secretária Adriana Reichert

Entrevista destaca avanços e alertas da campanha Dezembro Vermelho em Sorriso

ONG Cirinho Sorrindo realiza noite de reconhecimento em Sorriso

Tráfego em Lucas do Rio Verde é desviado para avanço da duplicação da BR-163

Morte de homem de 33 anos eleva para quatro as vítimas de intoxicação por metanol em MT

Polícia Militar impede possível tentativa de suicídio em Boa Esperança do Norte