Vazamento de esgoto em estação elevatória contamina água de rios em Sorriso

Há cerca de 3 meses, os moradores do bairro Jardim Topazio, em Sorriso, vêm denunciando uma preocupante situação relacionada à estação elevatória de esgoto da região. Nesta terça-feira (data), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager) confirmou a gravidade da situação, destacando uma irregularidade de proporções alarmantes: grande parte do rejeito de esgoto está vazando para dentro do rio.

Adriano Carneiro Carvalho, membro da equipe da AGER Sorriso, explicou que a estação elevatória bombeia o rejeito de esgoto para o Rio Santa Maria. Há três meses, a Empresa de Gestão de Água e Esgoto de Sorriso (EGEA) foi notificada para resolver o problema, com a promessa de substituição da bomba defeituosa. “Confiamos que a situação estaria resolvida. Entretanto, há vazamentos constantes e hoje flagramos o vazamento. Esgoto escorrendo e contaminando o riacho que deságua no Rio Gonçalves, o qual corre para o Teles Pires”, disse Carvalho.

A preocupação se estende pela extensão do problema, que pode acarretar uma cadeia de contaminação. “Começa por esse riacho e acaba no Teles Pires, que é um grande rio da nossa região”, ressaltou Carneiro.

Diante da gravidade da situação, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) foi acionado e deverá tomar as providências necessárias para solucionar o vazamento de esgoto e evitar maiores danos ambientais e de saúde pública na região.

No vídeo abaixo o flagrante registrado ontem pelo integrante da equipe da Ager.

galeria de imagens

Veja também

Quadro cultural na Voz do Povo destaca poeta sorrisense rumo ao Festival Internacional de Vacaria

IFMT Sorriso inicia ano letivo com número recorde de novos alunos e reforça oferta de cursos gratuitos

MDB realiza encontro municipal em Sorriso e Leandro Damiani projeta fortalecimento político para 2026

Blocos e escolas de samba realizam últimos ensaios técnicos para o Desfile de Carnaval 2026

Polícia Civil abre inscrições para 11ª Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas

Sesp reforça enfrentamento ao trabalho escravo com exposição fotográfica