Aeronave suspeita faz pouso forçado em MT e é incendiada após interceptação da FAB

Na tarde desta quarta-feira (10), um avião bimotor realizou um pouso forçado em Rondolândia, localizado a cerca de 1.600 km de Cuiabá, após ser interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os ocupantes da aeronave, suspeita de estar transportando drogas, optaram por incendiar o avião e fugir do local.

Segundo informações da FAB, a aeronave, que saiu da Bolívia, foi identificada próxima à região de Rondônia, desencadeando a ação de dois aviões de defesa aérea A-29 Super Tucano para fazer a interceptação por volta das 13h30. O piloto foi instruído a alterar a rota e realizar um pouso obrigatório em Cacoal (RO). No entanto, ao desobedecer a ordem, um tiro de aviso foi disparado.

Posteriormente, o avião fez um pouso forçado em um terreno de difícil acesso nas proximidades do município de Rondolândia. A FAB suspeita que os ocupantes tenham incendiado a aeronave para eliminar possíveis evidências de transporte de drogas, considerando que a Bolívia é um dos principais produtores de cocaína no mundo.

A aeronave, identificada como modelo Seneca, matrícula PT-RQY, não possuía permissão para voar, pois seu certificado de aeronavegabilidade estava vencido, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As autoridades estão investigando o incidente e buscando informações sobre os ocupantes da aeronave, bem como realizando medidas para garantir a segurança na região.

Veja também

Sorriso está entre os municípios que mais geraram empregos em MT nos primeiros cinco meses de 2025

TCU mantém decisão sobre reequilíbrio de pedágio na BR-163 e cobra apuração de valores indevidos

Mulher grávida é agredida pelo companheiro em Sorriso após se recusar a manter relação sexual

Peão que morreu após ser pisoteado por boi em Nova Ubiratã é sepultado no Pará

Sorriso: idoso passa mal após briga familiar e morre em casa no São Domingos

Cresol encerra Plano Safra 24/25 com R$ 13 bi e projeta novo recorde de crédito rural