Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Nesta quarta-feira (24), durante uma entrevista no programa A Voz do Povo, o Tenente Thiago, especialista em prevenção e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros de Sorriso, trouxe à tona a importância da preparação de aceiros em meio ao período de estiagem.

Com vasta experiência na área, o Tenente Thiago enfatizou que muitas vezes o momento de preparo dos aceiros coincide com o período de ocorrência dos incêndios. O ideal, segundo ele, é realizar esse serviço antes do início da estiagem, enquanto a palhada nas lavouras ainda não está completamente seca.

“É fundamental estar ciente de que o momento mais propício para a criação de aceiros é antes da chegada da estiagem. Isso ajuda a prevenir que os incêndios florestais se alastrem, protegendo áreas importantes”, explicou o tenente durante a entrevista.

Além disso, o Tenente Thiago reforçou a proibição das queimadas em áreas urbanas durante todo o ano. No entanto, no campo, devido à previsão de uma estiagem prolongada em 2024, o período proibitivo será estendido de julho a novembro.

Essas medidas visam garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente, uma vez que os incêndios florestais representam uma ameaça significativa para a biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades.

Diante disso, é essencial que os moradores estejam conscientes sobre a importância da prevenção e tomem as medidas necessárias para proteger suas propriedades e o meio ambiente durante o período de estiagem.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Psicóloga encerra série especial do Dia das Mães com reflexão sobre culpa materna

Vereador Wanderley Paulo apresenta propostas voltadas à inclusão e saúde materna

Dia das Mães: Marlene Lorenz Holzbach emociona ao compartilhar história de adoção e saudade

Adoção foi tema de entrevista especial ao programa A Voz do Povo

“Quem não é mãe não conhece o amor de verdade”, diz Karol Ficagna ao programa A Voz do Povo

Projeto de habitação com mais de mil apartamentos começa a sair do papel em Sorriso