Sorriso inicia vacinação contra a dengue para adolescentes

A batalha contra a dengue ganha um novo aliado em Sorriso a partir da próxima terça-feira, dia 14. Todas as Salas de Vacina do município estarão disponibilizando a vacina contra a doença. Com um novo lote de 2.044 doses recebidas em 9 de maio, a cidade aguarda um total de 8.177 doses do imunizante. Inicialmente, a vacinação é direcionada para adolescentes entre 10 e 14 anos.

Para receber a imunização, basta dirigir-se a uma unidade de saúde portando o cartão do SUS e o CPF. Menores de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável. Nesta sexta-feira, 10, e também na terça-feira, 14, as equipes de saúde participarão de treinamentos para garantir a aplicação correta da vacina e fornecer instruções sobre possíveis reações.

A enfermeira e coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, explica que a vacina pode apresentar reações leves, como dor de cabeça e cansaço físico, além de reações raras como irritabilidade (em crianças), sonolência, perda de apetite e febre. Ela reforça que o público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde e segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao agravamento da doença na faixa etária dos jovens de 10 a 14 anos.

Apesar da disponibilização da vacina, Vacaro alerta que a prevenção continua sendo crucial, com ênfase na eliminação de criadouros do Aedes aegypti e na manutenção dos cuidados com o ambiente doméstico e empresarial.

O último boletim epidemiológico divulgado em 7 de maio apontou um aumento significativo nos casos de Chikungunya, dengue e Zika vírus em Sorriso. Com 93 casos de Chikungunya, 303 de dengue e um de Zika vírus, a cidade enfrenta um desafio crescente. A enfermeira ressalta a importância da colaboração da população na prevenção dessas doenças e destaca que Sorriso dispõe de testes rápidos para dengue nos PSFs e na UPA, além de testes para Chikungunya e Zika no Laboratório Municipal, agilizando o diagnóstico e tratamento. Com 47 agentes de combate a endemias atuando na cidade, a vigilância e o cuidado permanecem como prioridades no combate a essas enfermidades.

Veja também

Secretária de Estado de Assistência Social destaca programas para Sorriso em entrevista à A Voz do Povo

Sorriso: Jantar da Família acontece neste sábado na Igreja São Miguel Arcanjo

Casal de artistas sorrisenses fala de seu trabalho ao programa A Voz do Povo

Vacinação contra gripe começa dia 8 em Sorriso com meta de imunizar mais de 32 mil pessoas

Confira edital do concurso da Seduc com 1.500 vagas para professores

SER Família Habitação disponibiliza 439 casas para aquisição em Lucas do Rio Verde