Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Zika em Sorriso

A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira (21), o boletim 06/2024, revelando que os números de casos de dengue, Chikungunya e Zika continuam a crescer de forma preocupante. O novo boletim apresenta 406 confirmações para dengue, 205 para Chikungunya e um caso de Zika. Comparado ao boletim de 7 de maio, houve um aumento significativo de casos, especialmente de Chikungunya, que passou de 93 para 205 registros em apenas 15 dias. Atualmente, 989 casos de dengue e 43 de Chikungunya estão em investigação.

“Os números do início de maio já haviam acendido o alerta e agora nos preocupamos ainda mais; já vínhamos alertando a população sobre a necessidade de eliminar criadouros e manter os cuidados. Observamos um avanço contínuo dos casos de dengue, Chikungunya e Zika em todo o país e trabalhamos muito para que esse pico não ocorresse aqui também, mas precisamos muito do apoio da população nesse sentido”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

Segundo Taynná, a maioria das amostras encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) estão testando positivas para Chikungunya. Ela enfatizou a necessidade da colaboração de todos para evitar o aumento no número de casos e interromper o ciclo de proliferação do mosquito.

Além de eliminar criadouros, é crucial que a população procure auxílio profissional ao sentir sintomas relacionados às enfermidades. Sorriso disponibiliza testes rápidos para dengue nos PSFs e na UPA, além de testes para Chikungunya e Zika realizados no Laboratório Municipal mediante solicitação das unidades de saúde. “É mais uma forma de garantirmos agilidade no diagnóstico e tratamento”, acrescentou a enfermeira.

Outra preocupação é a quantidade de lixo encontrada nos quintais, o que também atrai animais peçonhentos. A equipe de agentes de combate a endemias (ACEs) continua a encontrar focos de lixo e criadouros, muitas vezes em locais reincidentes, o que leva à necessidade de intervenção do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) para acompanhamento e aplicação de multas.

Denúncias e Recomendações

Para situações com criadouros, a recomendação é contatar a equipe técnica ou fazer denúncias via Ouvidoria pelo 150 ou pelo aplicativo da Vigilância Sanitária via Unidade Sentinela no número (66) 99600-1462.

Dicas para Evitar a Proliferação do Mosquito

  1. Retire os pratinhos nos vasos de plantas e faça furos nos vasos para vazar a água.
  2. Coloque terra ou areia até a borda nos vasos.
  3. Mantenha a caixa d’água fechada.
  4. Retire as embalagens plásticas ou celofane usados em flores e arranjos.
  5. Não deixe recipientes como copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos pelo quintal.
  6. Descarte o lixo em lugares adequados, inclusive quando estiver na rua.
  7. Verifique a situação das calhas de sua residência.
  8. Use repelentes e cuide-se.

Serviço de Coleta de Resíduos Sólidos

Para ajudar na limpeza do quintal, a Prefeitura oferece o serviço de coleta de resíduos sólidos, que inclui o recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos, restos de jardins e vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos. Confira o calendário de coleta no site da Prefeitura.

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT