Guarda Civil Municipal intensifica ações educativas na campanha Maio Amarelo 2024 em Sorriso

Com um exemplar do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em uma mão e um etilômetro na outra, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorriso tem intensificado suas ações educativas e orientativas como parte da campanha Maio Amarelo 2024, sob o lema “A paz no trânsito começa por você”.

Desde o início do mês, a GCM adotou uma abordagem inovadora para atingir um número maior de pessoas. Em vez de distribuir panfletos em vias públicas, os agentes estão visitando pátios de fazendas, postos de combustíveis, empresas, estacionamentos de carretas e instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas.

“A gente percebeu que as pessoas assimilam melhor quando a comunicação é presencial e verbal. Até mesmo porque o destino dos panfletos quase sempre é a sacola de lixo. Adotando essa metodologia de trabalho, temos a convicção de que estamos salvando vidas e, ao mesmo tempo, preservando o meio ambiente”, explica o coordenador da Guarda Civil Municipal, Marcio Pires.

A programação das visitas é flexível, ajustando-se conforme a demanda e o contingente operacional da corporação. As abordagens são realizadas em conjunto, enquanto as palestras são ministradas pelo GCM Valdir Cordeiro. Empresários e diretores de escolas têm solicitado palestras orientativas, refletindo uma crescente preocupação com a segurança e a qualidade de vida de seus colaboradores e alunos.

Nesta semana, o cronograma de visitas começou pela Fazenda Pirapó. Nos dias 28, 29 e 30 de maio, os estudantes da Escola Estadual 13 de Maio receberão instruções sobre como contribuir para um trânsito mais seguro em Sorriso. Pires enfatiza a importância do papel fiscalizador das crianças e adolescentes: “Se o filho estiver no carro e o pai infringir alguma lei de trânsito, desrespeitar as placas de sinalização ou ‘furar’ um sinal vermelho, certamente esse condutor será repreendido pelo carona. Além do mais, muito em breve será esse aluno que estará ao volante e a gente espera que ele mantenha essa mesma conscientização.”

Sobre o Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo foi criado para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito mundial. No Brasil, as campanhas iniciaram em 2014, unindo o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir e criar dispositivos voltados à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

galeria de imagens

Veja também

Polo UAB de Sorriso oferece pós graduação em Gestão Pública via IFMT

Advogados discutem o uso da Inteligência artificial no Direito em Seminário na OAB Sorriso nesta 5ª-feira

Entrevista com Dr. Luiz Fernando Pipino no Programa A Voz do Povo aborda Tribunal do Júri Popular de Sorriso

 Polícia Civil cumpre 39 mandados contra associação criminosa que atuava com tráfico em MT e outros 3 estados

Sorriso: nova recepção da UPA entra em funcionamento nesta quarta-feira

Semana nacional de combate às drogas foi aberta ontem em Cuiabá