Polícia Federal cumpre mandado em Sorriso na 27ª Fase da Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal deflagrou nesta 5a-feira (23), a vigésima sétima fase da Operação Lesa Pátria, visando identificar pessoas que financiaram e fomentaram os eventos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Nessa data, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos, resultando em violência e danos generalizados a imóveis, móveis e objetos.

A equipe da Polícia Federal de Sinop cumpriu um mandado de busca e apreensão em Sorriso, Mato Grosso. Além desse, foram cumpridos mais 17 mandados de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico (tornozeleira eletrônica), expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. As ações ocorreram nos estados do Paraná (07), São Paulo (07), Rondônia (02) e Goiás (01).

Também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A Polícia Federal estima que os danos ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões. Os crimes investigados incluem, em tese, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição, deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Veja também

Polícia Civil investiga empresas que simulavam concorrência para direcionar contratações com dinheiro público

Polícia Militar apreende armas de fogo e prende homem por disparos e ameaça em Sinop

Ação integrada apreende 210 kg de drogas e dá prejuízo de R$ 843 mil às facções criminosas

Homem é preso em flagrante por agredir esposa e abandoná-la em rodovia após discussão em Nova Ubiratã

Homem é preso em flagrante após furtar 368 placas eletrônicas da empresa Oi em Sorriso

IFMT Sorriso abre inscrições para concurso público e anuncia novos cursos noturnos a partir de 2026