Em entrevista IFMT atualiza informações sobre a Greve; sem previsão de volta às aulas

Nesta sexta-feira (24), o programa “A Voz do Povo” recebeu o assessor de Comunicação do IFMT Campus Sorriso, Dieison Guisolfi, que trouxe atualizações sobre a greve na instituição. Guisolfi informou que esta semana ocorreu uma reunião com pais e alunos, onde foi detalhado o andamento do movimento grevista. Além disso, aconteceu a terceira rodada de negociações entre o comando de greve e o governo.

Atualmente, mais de 500 campi do IFMT estão paralisados em todo o país, juntamente com diversas universidades federais. As instituições estão exigindo a recomposição do orçamento para sua manutenção e aumentos salariais para servidores, professores e técnicos. Até o momento, o governo ofereceu apenas um aporte de R$ 347 milhões para a manutenção das instituições neste ano, sem qualquer proposta de aumento para os servidores. Para o próximo ano, foi oferecida uma recomposição salarial de 9% para os servidores e 5% para 2026.

Os servidores argumentam que há uma defasagem salarial de mais de 40% e estão reivindicando uma recomposição de 34% para os técnicos e 22% para os professores. A proposta do governo está sendo analisada pelos servidores, mas ainda não há previsão para o término do movimento grevista. Uma nova reunião com o governo está agendada para o próximo dia 27, onde se espera que novas propostas sejam discutidas.  Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

IFMT Sorriso encerra 2025 com avanços em vagas, novos cursos e investimentos em estrutura

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

“Salvar vidas não tem preço; o investimento vale cada centavo”, afirma governador

Unidades do Detran-MT em todo Estado estarão fechadas no Natal e Ano Novo

Com entrega de +130 km de pista nova, BR-163 chega a 230km de duplicação em 2 anos

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026