Farmácias estão autorizadas a realizar teste rápido do Covid-19

Farmácias de todo o Brasil estão autorizadas a realizarem o teste rápido para COVID-19. A informação foi oficiada para as farmácias de Sorriso, por meio da Vigilância Sanitária. A normativa “autoriza, em caráter temporário e excepcional, a utilização de “testes rápidos” (ensaios imunocromatográficos) para a COVID-19 em farmácias”.

As farmácias devem atender aos requisitos técnicos de segurança para a testagem constantes nas diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde e na Resolução de Diretora Colegiada – RDC n° 302, de 13 de outubro de 2005, quando aplicável.

Cabe ao Farmacêutico Responsável Técnico entrevistar o solicitante do teste rápido em consonância com a instrução de uso do teste e a sua respectiva janela imunológica, visando evidenciar a viabilidade da aplicação do teste específico disponível no estabelecimento ao paciente.

A realização do teste para a COVID-19 deve seguir as diretrizes, os protocolos e as condições estabelecidas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde e:

seguir as Boas Práticas Farmacêuticas; ser realizada por Farmacêutico; utilizar os dispositivos devidamente regularizados junto à Anvisa; garantir registro e rastreabilidade dos resultados.

Os resultados dos testes realizados pelas farmácias, sejam positivos ou negativos, devem ser informados às autoridades de saúde competentes, por meio de canais oficiais estabelecidos.

confira o ofício:



Veja também

Homem ameaça matar família queimada e destrói casa

PJC deflagra operação “Ovelha Negra” contra jovem investigado por estupro de vulnerável em Lucas do Rio Verde

Sorriso está entre os municípios que mais geraram empregos em MT nos primeiros cinco meses de 2025

PM apreende 35 tabletes de drogas e prende dois faccionados em Colíder

Forças de segurança apreendem 510 quilos de cocaína e causam prejuízo de R$ 15 milhões às facções criminosas

TCU mantém decisão sobre reequilíbrio de pedágio na BR-163 e cobra apuração de valores indevidos