Operações integradas do Governo e Exército fecham cerco contra criminosos

O Exército Brasileiro lançou na quinta-feira (14.05) a Operação Verde Brasil 2 que atuará em conjunto com a Operação Amazônia Arco Norte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em Mato Grosso. Nesta semana, os alvos da fiscalização serão levantados pelos órgãos de fiscalização ambiental e de segurança pública. A partir disso, as Forças Armadas vão planejar como será a atuação deles na Amazônia Legal, que engloba a faixa de fronteira, as terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais no estado de Mato Grosso.

De acordo com o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general de brigada Reinaldo Salgado Beato, o objetivo é zerar, se possível, o desmatamento e os incêndios ilegais. “É um objetivo do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal. O Exército tem cerca de 2.700 homens em Mato Grosso que podem ser empregados nesta ação e estamos recebendo reforços de Campo Grande, Brasília e contamos com as forças de segurança estadual. Temos três aeronaves e podemos ter mais, dependendo da necessidade, além de caminhões e motos”.

Por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), requisitada pelo governador Mauro Mendes e autorizada pela presidência da República, as forças de segurança estadual e federal poderão atuar em conjunto tanto em terras federais quanto nas estaduais. Por meio desse alinhamento entre as duas esferas de governo, o enfrentamento ao crime terá uma força maior em Mato Grosso.

“Quem apostar na impunidade vai se dar mal e terá graves consequências. Estamos unidos, Governo Federal, Governo Estadual, todas as forças de segurança estadual e federal para que possamos dar resposta efetiva em prol do meio ambiente e da economia brasileira que depende muito da nossa imagem ambiental perante o mundo”, destacou o governador Mauro Mendes.

Ele ressaltou ainda que o governo tem orçamento estimado em quase R$ 100 milhões para investir na ação. “Parte dos recursos são do acordo de leniência com a Petrobras, mas grande parte são aportados pelo governo do estado com homens, em diárias, em equipamentos, combustível e viaturas. Não pouparemos esforços para manter a legalidade na área ambiental no nosso estado”.

Mendes disse ainda que, caso haja apreensões de equipamentos, o Estado e o Exército vão agir dentro da lei. Se necessário, os equipamentos poderão ser destruídos ou removidos para dar a aplicação correta e adequada, na forma da lei.

Participaram da solenidade o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, secretário executivo da Sema, Alex Marega, o comandante da Polícia Militar, coronel Jonildo Assis, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, o delegado geral adjunto Gianmarco Paccola, o diretor adjunto da Politec, Renato Barbosa Guanaes, dentre outras autoridades.

Veja também

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso