O coordenador do Compdec, sargento BM da reserva remunerada Alberto Santos, ressaltou a importância da comunicação informal para a eficácia do grupo de trabalho. “A comunicação informal torna ainda mais efetiva a atuação de cada membro do grupo de trabalho a fim de reduzir o tempo de resposta de ocorrências registradas no perímetro urbano e na zona rural do Município”, explicou.
Santos destacou que cada integrante do grupo possui autonomia para propor soluções imediatas, facilitando o diálogo e otimizando as ações desenvolvidas pela Administração Municipal, Corpo de Bombeiros e empresas parceiras. “O tempo de resposta não deve superar o limite de 15 minutos”, afirmou.
Assim que um incidente é confirmado no local, as equipes da Defesa Civil acionam as empresas responsáveis pelos serviços afetados, como a Energisa e empresas de telefonia e internet. “Caso não seja solucionado o problema em tempo hábil, os colaboradores da Defesa Civil estão autorizados a procederem o corte do cabeamento e a desobstrução da via pública”, assinalou Santos.
Plano de Ação Emergencial
O PAE é um plano elaborado para orientar, preparar e orientar as ações de resposta em situações de perigo e risco iminente. Ele define as diretrizes de atendimento e a abrangência de atuação de cada instituição e empresa envolvida.
Participam do Plano de Ação Emergencial:
- Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil;
- Guarda Civil Municipal (GCM);
- Defesa Civil;
- Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT).
Com essas medidas, Sorriso busca reduzir o tempo de resposta a incidentes e melhorar a segurança e o bem-estar da população, garantindo a rápida resolução de problemas relacionados aos fios de energia, internet e telefonia móvel.