Atlas da violência aponta Sorriso como a 7ª cidade mais violenta do Brasil

O município de Sorriso foi classificado como a 7ª cidade mais violenta do Brasil, considerando as taxas de homicídios em municípios com mais de 100 mil habitantes. Os dados são referentes aos registros de 2022 e foram publicados no Atlas da Violência 2024, estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta terça-feira (18).

Com uma população de 110.635 habitantes, Sorriso registrou 77 homicídios por cada 100 mil habitantes, sendo a única cidade mato-grossense na lista das 10 mais violentas. A situação é preocupante em todo o estado de Mato Grosso, que teve um aumento de 18% na taxa de violência, o maior crescimento registrado no Brasil, segundo o Atlas da Violência 2024. Outras cidades da região, como Aripuanã e Colniza, também apresentaram altos índices de homicídios.

Em comparação com o estudo anterior, Sorriso subiu para a 7ª posição no ranking geral, com uma taxa de homicídios estimada de 70,5 por 100 mil habitantes. Em 2023, a cidade ficou em 6º lugar entre as 50 cidades mais violentas do país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Confira a lista das 10 cidades com maiores taxas de homicídios estimados por 100 mil habitantes:

Santo Antônio de Jesus (BA) – 94,1
Jequié (BA) – 91,9
Simões Filho (BA) – 81,2
Camaçari (BA) – 76,6
Juazeiro (BA) – 72,3
Altamira (PA) – 71,3
Sorriso (MT) – 70,5
Cabo de Santo Agostinho (PE) – 66,9
Salvador (BA) – 66,4
Feira de Santana (BA) – 66,0

O Atlas da Violência utiliza uma metodologia que considera o número de homicídios registrados e homicídios ocultos, incluindo mortes violentas não assinaladas oficialmente como homicídio, mas com alta probabilidade de serem classificadas dessa forma.

Veja também

Sorriso: dupla é presa logo após praticar série de roubos na cidade

Edson Morbach fala sobre benefícios dos medicamentos fitoterápicos

Presidente e gerente do Sindicato Rural falam sobre safra de soja, produção rural e eleições na entidade

Advogado fala sobre projeto de loteamento ao lado do Parque Ecológico de Sorriso

Dois homens são esfaqueados após buscar mulher para festa; um morreu no local

BR-163/MT: 48 anos de desenvolvimento e expansão