Disputa entre facções é responsável por Sorriso ser a 7ª em taxa de homicídios no Brasil, diz Secretário

Os altos índices de homicídio na cidade de Sorriso são decorrentes da disputa de território do tráfico de drogas entre facções criminosas, afirmou o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Coronel Roveri. Um levantamento realizado pelo Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgado esta semana, posicionou Sorriso como o 7º município com maior taxa de homicídios do Brasil em 2022.

De acordo com o levantamento, Sorriso registrou um aumento de 18% em homicídios em comparação ao ano de 2021, atingindo uma taxa de 70,5 homicídios por 100 mil habitantes em 2022. O estudo considera municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. “Se você pegar os indicadores de Sorriso, os crimes de roubo e latrocínio despencaram. O que destaca lá é o homicídio, obviamente pela guerra de facções criminosas, mas estamos fazendo o nosso papel”, declarou Roveri.

O secretário explicou que o Estado de Mato Grosso tem feito investimentos significativos na região, não apenas em equipamento, mas também ampliando o efetivo. Como exemplo, ele mencionou que este ano a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) registrou um aumento de 130% nas prisões em comparação ao mesmo período do ano passado. “Realmente estamos trabalhando duro lá em Sorriso e em todo estado. Vamos continuar com as operações, prisões e ações de investigação da Polícia Civil”, disse.

Em relação ao crime de homicídio, Roveri destacou que a expectativa é de uma redução nas ocorrências este ano. “Nós temos os números de homicídio que estão iguais aos do ano passado, mas acreditamos que até o final do ano vamos conseguir vencer 2023”, finalizou.

O secretário enfatizou que a intensificação dos trabalhos em Sorriso reflete o compromisso do Estado com a segurança pública. “Este ano, somente em Sorriso, tivemos um aumento de 130% no número de prisões em relação ao mesmo período do ano passado. Isso mostra que estamos intensificando os trabalhos lá”, concluiu.

Veja também

IFMT Sorriso abre inscrições para concurso público e anuncia novos cursos noturnos a partir de 2026

Carro pega fogo no Jardim Aurora e mobiliza Corpo de Bombeiros em Sorriso

PM prende dois faccionados com mais de 1,1 mil porções de cocaína e tabletes de maconha

Sala do Empreendedor de Sorriso promove Semana de Regularização do Simples Nacional

Vigilância Sanitária divulga novos lotes de bebida sob suspeita de contaminação por metanol

PM prende homem por dirigir alcoolizado e fazer disparos de arma de fogo em Itanhangá