Com o fim da greve na Educação Federal, estudantes do IFMT voltam às aulas nesta semana

Na última quinta-feira, o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal (Sinasefe), que representa técnicos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), assinou, um termo de acordo com o governo federal que põe fim à greve nacional após 86 dias de paralisação. Nesta semana, as unidades do IFMT estão retomando suas atividades conforme cronograma individual de cada unidade.

A categoria deflagrou a greve no começo do mês de abril, reivindicando a recomposição orçamentária das instituições de ensino, a recomposição dos salários defasados pela inflação, reestruturação de carreiras e revogação de portarias e decretos que direta ou indiretamente precarizam o serviço nas instituições de ensino.

Como resultado do movimento, o governo assumiu o compromisso de reajustes lineares de 9% em 2025 e de 5% em 2026, além de reestruturação das carreiras e revogação de algumas das medidas indicadas pelos grevistas. Já na pauta de orçamento das instituições, o governo se comprometeu a reforçar os recursos para institutos e universidades federais ainda este ano.

No IFMT Campus Sorriso, a greve teve início no dia 08 de abril e as aulas serão retomadas amanhã (02/07). Nesta segunda-feira, os servidores já voltaram às atividades administrativas e de planejamento para dar sequência ao ano letivo.

Veja também

Allrede Telecom inaugura unidade em Sorriso com internet de alta velocidade e promoções especiais

Programa A Voz do Povo destaca projeto social de judô que transforma vidas em Sorriso

Associação Pata Amiga pede apoio de vereadores com emendas impositivas para manter trabalho em Sorriso

Prazo para pagamento do Licenciamento de veículos com placa final 0 termina no dia 31 de outubro

Provas do Saeb em Mato Grosso acontecerão no período de 27 de outubro a 7 de novembro

Duas pessoas são detidas com moto roubada de vítima de execução em Sorriso