Com o fim da greve na Educação Federal, estudantes do IFMT voltam às aulas nesta semana

Na última quinta-feira, o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal (Sinasefe), que representa técnicos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), assinou, um termo de acordo com o governo federal que põe fim à greve nacional após 86 dias de paralisação. Nesta semana, as unidades do IFMT estão retomando suas atividades conforme cronograma individual de cada unidade.

A categoria deflagrou a greve no começo do mês de abril, reivindicando a recomposição orçamentária das instituições de ensino, a recomposição dos salários defasados pela inflação, reestruturação de carreiras e revogação de portarias e decretos que direta ou indiretamente precarizam o serviço nas instituições de ensino.

Como resultado do movimento, o governo assumiu o compromisso de reajustes lineares de 9% em 2025 e de 5% em 2026, além de reestruturação das carreiras e revogação de algumas das medidas indicadas pelos grevistas. Já na pauta de orçamento das instituições, o governo se comprometeu a reforçar os recursos para institutos e universidades federais ainda este ano.

No IFMT Campus Sorriso, a greve teve início no dia 08 de abril e as aulas serão retomadas amanhã (02/07). Nesta segunda-feira, os servidores já voltaram às atividades administrativas e de planejamento para dar sequência ao ano letivo.

Veja também

Evento “Mulher na Política é Outra História” acontecerá segunda-feira (08) em Sorriso

Sorriso: homem é multado em R$ 5 mil e conduzido à delegacia por perturbação do sossego

Sorriso: nova prefeitura prometida para o fim deste ano tem grande atraso na obra

Produtores rurais de Sorriso estão descontentes com Plano Safra anunciado pelo Governo

João Arcanjo Ribeiro terá bens restituídos pela União após anulação de condenação

Sorriso: motociclista colide com guincho enquanto conduzia observando outro acidente