Nesta terça-feira, 2 de julho, a Secretaria de Saúde e Saneamento divulgou o mais recente Boletim de Arboviroses, que traz dados alarmantes sobre as arboviroses na região. Desde o início do ano, foram notificados 4.605 casos suspeitos de dengue, com 707 confirmações e 419 ainda em investigação. Os demais casos foram descartados. Além disso, o vírus da chikungunya infectou 945 pessoas, com 70 casos sob investigação, totalizando 1.101 notificações. Em relação ao zika vírus, o boletim manteve três notificações, com um caso confirmado e um em investigação.
Os dados são divulgados a cada 15 dias e servem como um alerta para que a população redobre os cuidados e previna a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor dessas doenças. Taynná Vacaro, coordenadora de Vigilância em Saúde, reforça a importância de eliminar qualquer ponto de água acumulada, por menor que seja, para evitar a reprodução do mosquito. “Precisamos evitar que o mosquito possa se reproduzir e manter os ambientes limpos é fundamental para isso, lembrando que qualquer ponto com água acumulada, por menor que seja, já pode ser um berço para que o inseto se reproduza, e, mesmo na estiagem, a equipe está encontrando larvas do mosquito”, destaca Vacaro.
Denúncias de locais sujos que possam servir de criadouro para o mosquito podem ser feitas pela Ouvidoria, pelo telefone 150, ou pelo aplicativo da Vigilância Sanitária, via Unidade Sentinela, pelo número (66) 99600-1462.
A Secretaria de Saúde e Saneamento orienta a população a tomar as seguintes medidas preventivas:
- Retirar pratinhos dos vasos de plantas e fazer furos nos vasos para escoar a água;
- Colocar terra ou areia até a borda nos vasos;
- Manter caixas d’água fechadas;
- Retirar embalagens plásticas ou celofane usadas em flores e arranjos;
- Não deixar recipientes como copos, garrafas e sacos plásticos pelo quintal;
- Descartar o lixo em locais adequados;
- Verificar a situação das calhas da residência;
- Usar repelentes.
Para facilitar a limpeza dos quintais, a Prefeitura oferece o serviço de coleta de resíduos sólidos, que inclui o recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos, assim como restos de jardinagem, como folhas e grama cortada. A coleta ajuda a eliminar possíveis criadouros de insetos e animais peçonhentos.