Mato Grosso| Sorriso

Sorriso é campeã estadual de Handebol masculino e feminino nos Jogos Estudantis

A edição 2024 dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses foi encerrada nesta quinta-feira (18.07), consagrando as seleções campeãs estaduais de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. A competição promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é disputada por estudantes de 15 a 17 anos de todas as regiões de Mato Grosso.

“É uma sensação muito gratificante ganhar o título de campeã mato-grossense. A gente treina muito pra estar aqui onde a gente chegou. A gente sabia que iam ter equipes qualificadas aqui, mas a gente treinou e se preparou bastante pra isso. Agora é comemorar!”, celebra a estudante Jaíne Vieira, campeã mato-grossense de futsal com a seleção de Várzea Grande.

Seleção feminina de Várzea Grande é campeã estadual de futsal
Créditos: Amanda Monteiro

Além dos títulos estaduais, as seleções campeãs representam Mato Grosso nos Jogos da Juventude, que são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).  A competição nacional reunirá os melhores atletas de até 17 anos do país, no mês de novembro, em João Pessoa (PB).

Para a campeã mato-grossense com a seleção de handebol de Sorriso, Melissa Moreno, a dedicação aos treinos continuará sendo determinante para o sucesso na etapa brasileira.

“Essa conquista mostra que todo o nosso trabalho e dedicação nos treinos está valendo a pena. Treinamos todos os dias, às vezes à tarde e à noite, e agora a expectativa é que vamos alcançar também nossos objetivos na etapa brasileira, vamos competir com as melhores atletas de cada Estado, vai ser muito importante e mais um aprendizado para nós”, destaca a jogadora.

Melissa Moreno comemora o título com o técnico Jordane Santos
Créditos: Cida Rodrigues

Sediada em Várzea Grande, de 12 a 18 de julho, a etapa estadual dos Jogos teve a participação de 92 seleções de 36 municípios mato-grossenses, totalizando cerca de 1.100 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. As equipes participantes já haviam sido vencedoras das etapas regionais de sua modalidade e gênero.

Conheça as seleções campeãs mato-grossenses:

Basquetebol Masculino: Nova Mutum
Basquetebol Feminino: Barra do Garças
Futsal Masculino: Alto Paraguai
Futsal Feminino: Várzea Grande
Handebol Masculino: Sorriso
Handebol Feminino: Sorriso
Voleibol Masculino: Alta Floresta
Voleibol Feminino: Sinop

Etapas estaduais de competições escolares

Depois de 10 etapas regionais envolvendo os municípios de todas as regiões do Estado, os Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses seguem para as fases estaduais.

As disputas estaduais das modalidades coletivas são divididas por faixa etária. De 12 a 18 de julho, estudantes de 15 a 17 anos competiram na etapa estadual dos Jogos Estudantis de Seleções, que foi sediada em Várzea Grande. E de 25 a 31 de julho, em Lucas do Rio Verde, estudantes de 12 a 14 anos disputam os títulos mato-grossenses dos Jogos Escolares.

Já para as modalidades individuais, que já começa na fase estadual, as disputas ocorrem simultaneamente com as duas competições. De 4 a 7 de julho, Primavera do Leste sediou a etapa estadual de badminton, ciclismo, judô, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez.

A segunda parte da competição estadual de modalidades individuais acontece a partir deste sábado (20.08), abrangendo atletismo, ginásticas rítmica e artística, natação, taekwondo, karatê e wrestling. A competição será sediada pelo município de Várzea Grande.

Para realização das competições escolares mato-grossenses, a Secel-MT conta com a parceria dos municípios-sedes e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Veja também

Primeira-dama de MT é homenageada no 3º Prêmio Sabino Albertão por ações em prol do esporte e inclusão no Estado

Projeto Social Capoeira do Mestre Wanderson encerra ano com festividades

Setasc abre inscrições do sorteio para Camarote do Autista no jogo do Cuiabá no próximo domingo (08)

Secretário de Esportes Júnior Brandão faz balanço emocionado de sua gestão em Sorriso

“Mato Grosso será reconhecido como o Estado da Inclusão”, destaca Elcirley Luz

Paratletas mato-grossenses superam desafios e conquistam medalhas no mundial de Jiu-jitsu