Nesta semana, uma decisão importante foi tomada em reunião entre representantes da Rede Unificada de Proteção à Criança e ao Adolescente, o Ministério Público, a Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio das secretarias de Educação e de Cidades, e a recém-criada Associação de Mães de Alunos de Sorriso. Todas as salas de aula da rede municipal de ensino serão equipadas com monitoramento eletrônico via câmeras.
O acordo será formalizado com homologação oficial na próxima reunião da rede protetiva, marcada para o dia 6 de agosto. De acordo com o presidente da rede, Juiz Dr. Anderson Rodrigues, a medida visa aumentar a segurança de todos os envolvidos no ambiente escolar – alunos, pais e professores.
Em entrevista ao programa “A Voz do Povo” nesta quinta-feira (01), Dr. Anderson Rodrigues destacou que sempre houve casos de violação de direitos de grupos vulneráveis, como idosos, crianças, adolescentes e mulheres, que eram combatidos de forma superficial. Ele afirmou que a situação atual é diferente e que o monitoramento eletrônico permitirá um esclarecimento mais adequado de quaisquer denúncias.
Com esta iniciativa, espera-se que a segurança nas escolas municipais de Sorriso seja significativamente aprimorada, garantindo um ambiente mais protegido e tranquilo para todos.
Em relação à rede estadual de ensino, Dr. Anderson destacou que a Seduc já foi provocada para conversa, mas ainda não há avanços.