Sorriso: Centro Histórico-Cultural celebra dois anos hoje e homenageia cultura caipira

Vida simples, memórias afetivas e essência do campo são destaques da comemoração

Esta quinta-feira (8) é dia de comemoração no Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC) de Sorriso MT. Afinal, não é todo dia que se comemora dois anos de existência. E para festejar a riqueza que esse espaço proporciona à população sorrisense, e à construção e consolidação da memória histórico-cultural da cidade, às 19h, acontece a abertura oficial da exposição itinerante de aniversário “Interiorizando, A Cultura Caipira: Histórias, Causos, Aromas e Sabores”.

De acordo com a coordenadora do CHC, Maria Amélia Rossi, o tema da mostra procura resgatar a importância da vida simples para nossa saúde global. “Precisamos entender que o materialismo exacerbado nos impede de desfrutar da simplicidade das coisas, seja no campo ou na cidade. O estilo de vida do “caipira”, que levava uma vida simples, serve de reflexão sobre nossos hábitos atuais, reflete.

Maria Amélia ressalta que “este trabalho busca resgatar memórias afetivas e aproximar as gerações, mantendo viva a essência do campo em nossos corações e na nossa cultura”. “Você já se perguntou de onde surgiu a cultura caipira? Quem é de fato o caipira? Será que todos temos alguma influência dessa cultura?”, questiona ela.

Se você ficou curioso para saber as respostas das perguntas acima, você pode convidar seus amigos e seus familiares e virem descobri-las em uma deliciosa viagem preparada exclusivamente para vocês.

As visitas são gratuitas e poderão ser realizadas a partir da próxima sexta-feira (9 de agosto). O roteiro inclui uma passagem pela origem da culinária caipira, música, artes, literatura, medicina, vocabulário/dialeto, festas típicas e causos.

Para o secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes, é uma alegria imensa fazer parte da comemoração de dois anos do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser. “Há dois anos o CHC realiza trabalhos importantíssimos de resgate e preservação da história e cultura da cidade. Muitos artistas, estudantes e visitantes passam por esse espaço e comungam memórias, constroem conhecimentos. Tenho certeza de que essa será mais uma bela exposição para o público sorrisense”, alegra-se ele.

 

Veja também

CTG Recordando os Pagos celebra Semana Farroupilha com programação especial em Sorriso

Atello Incorporadora apresenta Projeto Audaz em Sorriso

Jovem cadeirante compartilha história no Setembro Verde em Sorriso

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Três suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar após roubo em Juara