Dia D de imunização antirrábica na Zona Leste de Sorriso será neste sábado (14)

Sorriso se prepara para o Dia D de imunização antirrábica, com o primeiro evento focado na Zona Leste, que será realizado em 14 de setembro, das 7h30 às 17h, sem intervalo para o almoço. A vacinação ocorrerá em cinco pontos fixos: as escolas Francisco Donizete de Lima, Valter Leite, Flor do Amanhã e o Cemeis São Domingos (antigo prédio da Escola São Domingos). No bairro Morada do Bosque, a imunização será feita casa a casa na mesma data.

A campanha é voltada para cães e gatos acima de três meses de idade, desde que estejam saudáveis no dia da aplicação. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, destaca a importância de os proprietários levarem seus pets para a vacinação e lembra que a vacina não será entregue para aplicação em casa. “O slogan deste ano é ‘não corra perigo, vacine seu amigo!’, e esperamos que a população compareça em peso”, reforça.

Para garantir a segurança do processo, os donos devem ser maiores de 18 anos e capazes de controlar o animal. Caso o pet tenha carteirinha de vacinação, é recomendável levá-la; para os que não possuem, o documento será emitido no local.

Meta e cobertura

Até o momento, o município de Sorriso já imunizou 5.736 cães e 1.426 gatos, totalizando 7.162 animais vacinados, o que representa 35,81% da meta estabelecida de 20 mil animais – sendo 15 mil cães e 5 mil gatos. A vacinação nas áreas rurais já foi concluída.

Sobre a raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que pode ser transmitida a humanos por mordidas, lambidas ou arranhões de animais infectados. A doença, caracterizada por sintomas neurológicos, é quase sempre fatal, e a vacinação é a melhor forma de prevenção, tanto antes quanto depois da exposição.

Veja também

Inscrições para Mais Médicos terminam nesta quinta-feira (8)

SES realiza a quinta captação de órgãos de 2025 e salva seis pacientes na fila de espera por transplante

SES alerta população sobre vacinação contra a influenza em Mato Grosso

Central Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos e salva cinco pacientes

Engasgo em bebês, crianças e adultos: como prevenir e agir em situações de emergência

Sorriso: bebê morre após se engasgar com fórmula no bairro São José