Na manhã desta segunda-feira (14), o programa A Voz do Povo entrevistou o chefe da Regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Sorriso, Dr. Omar Roberto da Silveira, e o coordenador de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), Dr. Edilson Bias, para falar sobre um inovador projeto que usa inteligência artificial (IA) e drones para identificar e combater a erva daninha Amaranthus palmeri.
O projeto, fruto de uma parceria entre a Universidade de Brasília e o MAPA, tem como objetivo desenvolver uma tecnologia capaz de localizar e possibilitar a eliminação da planta invasora, que tem causado grandes prejuízos nas plantações de soja e algodão na região. A equipe responsável já está em Sorriso para iniciar a primeira etapa do projeto, devido à alta incidência da Amaranthus palmeri nas lavouras locais.
Os doutores explicaram que a plataforma deverá ser lançada até o final de 2025, oferecendo acesso gratuito aos produtores rurais. Utilizando os drones que já são amplamente usados nas propriedades, os agricultores poderão localizar a erva daninha de maneira eficiente e eliminá-la, evitando perdas na produção.
A tecnologia promete ser uma ferramenta poderosa para os produtores rurais da região, fortalecendo o combate a essa planta invasora com métodos de alta precisão e acessibilidade.
Veja a entrevista no vídeo.