Projeto de IA com drones para combater erva daninha é lançado em Sorriso

Na manhã desta segunda-feira (14), o programa A Voz do Povo entrevistou o chefe da Regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Sorriso, Dr. Omar Roberto da Silveira, e o coordenador de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), Dr. Edilson Bias, para falar sobre um inovador projeto que usa inteligência artificial (IA) e drones para identificar e combater a erva daninha Amaranthus palmeri.

O projeto, fruto de uma parceria entre a Universidade de Brasília e o MAPA, tem como objetivo desenvolver uma tecnologia capaz de localizar e possibilitar a eliminação da planta invasora, que tem causado grandes prejuízos nas plantações de soja e algodão na região. A equipe responsável já está em Sorriso para iniciar a primeira etapa do projeto, devido à alta incidência da Amaranthus palmeri nas lavouras locais.

Os doutores explicaram que a plataforma deverá ser lançada até o final de 2025, oferecendo acesso gratuito aos produtores rurais. Utilizando os drones que já são amplamente usados nas propriedades, os agricultores poderão localizar a erva daninha de maneira eficiente e eliminá-la, evitando perdas na produção.

A tecnologia promete ser uma ferramenta poderosa para os produtores rurais da região, fortalecendo o combate a essa planta invasora com métodos de alta precisão e acessibilidade.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Falta de identificação nas ruas volta a ser tema no programa A Voz do Povo

Transferência de embriões eleva produtividade e renda de pequenos produtores de leite em MT

Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres começa amanhã (09) em Sorriso

Acidente com três veículos deixa gestante ferida no centro de Sorriso

Nova delegada do Núcleo de Atendimento à Mulher é apresentada em Sorriso

Formatura de 125 novos policiais civis reforça segurança pública em Mato Grosso