Neste domingo (13), ocorreram as provas do seletivo para ingresso na Escola Militar Tiradentes de Sorriso. Embora a maioria dos inscritos tenha apresentado a documentação exigida e participado normalmente, alguns estudantes foram impedidos de realizar a prova por não apresentarem documentos com foto.
O diretor da escola, Tenente Coronel Botelho, explicou em entrevista à Sorriso FM que o seletivo foi conduzido de acordo com o edital elaborado e divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o qual deveria ser seguido rigorosamente. “O que rege todo o processo seletivo são as normas do edital de seleção. A Seduc é responsável pela elaboração e publicação desse edital, que contém todos os critérios que devem ser observados durante a prova”, destacou o diretor.
De acordo com o item 6.4 do edital, os candidatos eram obrigados a apresentar um documento oficial com foto, como RG físico ou digital. “Quem leu o edital sabia que deveria trazer esse documento no dia da prova”, afirmou Botelho.
Alguns pais alegaram confusão, mencionando que o primeiro e-mail enviado aos candidatos trazia a opção de apresentar certidão de nascimento, como em anos anteriores. No entanto, o diretor explicou que, após a publicação do edital em agosto, uma errata foi enviada aos inscritos, esclarecendo a necessidade de um documento com foto. “O pai que leu o edital e acompanhou a errata sabia da exigência. É uma regra publicada com antecedência e amplamente divulgada”, reiterou.
Apesar de ser solidário às famílias afetadas, o Tenente Coronel Botelho enfatizou que a escola apenas cumpriu as normas estabelecidas pela Seduc. “Na ficha de inscrição, havia um termo de compromisso para acatar as regras do edital. No dia da prova, nossa equipe apresentou o edital e a errata aos pais. Todas as demandas serão encaminhadas, mas é nosso dever respeitar as regras”, concluiu.