O plano, consolidado após um ano de trabalho conjunto entre setores educacionais e de segurança, determina que o CISE, vinculado ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI), será composto por representantes das redes de ensino municipal, estadual e privada, além de órgãos de segurança em diferentes esferas. José Carlos Moura, secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, destacou a importância de um protocolo unificado de ação para emergências.
A secretária de Educação, Lúcia Korbes Drechsler, explicou que o documento também fortalece atividades em prol da cultura de paz e do combate ao bullying, promovendo cooperação entre alunos. Para auxiliar na implementação, o CISE sugere a metodologia IARA (identificação, análise, resposta e avaliação), orientando cada escola a desenvolver seu próprio plano de ação.
O tenente-coronel PM Ilton Botelho, presidente do CISE, destacou a importância da comunicação não-violenta e o respeito às diferenças para a construção de uma comunidade escolar mais segura e harmoniosa. Veja no vídeo, a entrevista do Tenente Coronel Botelho sobre o tema, concedida ao programa A Voz do Povo hoje (30-10).