Ontem (25), as dependências do Fórum de Sorriso foram palco de uma palestra em alusão à campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pelo Poder Judiciário em parceria com a Rede Unificada de Proteção. Esse órgão colegiado reúne mais de 50 entidades, incluindo o Governo de Mato Grosso, Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB.
O evento contou com a participação de juízes e autoridades que destacaram a importância de proteger e preservar os direitos das mulheres, em especial no contexto de Sorriso, onde os índices de violência contra a mulher ainda são alarmantes.
O juiz Dr. Anderson Candiotto, presidente da rede protetiva, destacou o objetivo da iniciativa: “Estamos realizando essa campanha para estimular reflexões sobre a necessidade de proteger e garantir a integridade das mulheres. Infelizmente, Sorriso apresenta altos índices de violações, o que exige uma resposta contínua dos órgãos de defesa. Uma dessas respostas é o trabalho de conscientização, como esta palestra, que oferece formação contínua para quem atua na rede.”
Durante o evento, o juiz da Vara Criminal de Sorriso, Dr. Rafael Deprá Panichella, também enfatizou a relevância do Tribunal do Júri na conscientização sobre feminicídios e na aplicação da legislação específica:”Estamos na pauta de erradicação da violência contra a mulher. Já observamos alguns avanços, mas esse é um trabalho contínuo e cujos resultados são esperados a médio prazo.”
A juíza Hanae Yamamura de Oliveira, titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, reforçou o compromisso do Poder Judiciário com o combate à violência de gênero: “O objetivo é apresentar dados à sociedade e promover enfrentamento à violência doméstica. Sorriso tem registrado aumento de casos de feminicídio e violência doméstica, alguns com repercussão nacional. Por isso, estamos realizando ciclos de palestras e treinamentos para sensibilizar a comunidade e combater a cultura machista e patriarcal.”
Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres são uma campanha internacional que busca engajar a sociedade no enfrentamento à violência doméstica, promovendo o empoderamento feminino e a construção de uma sociedade mais igualitária e segura para todas.