Ministério da Saúde inclui Termo de Ciência e Consentimento que deverá ser assinado pelo médico e paciente para o uso da cloroquina e hidroxicloroquina

Considerando as orientações divulgadas ontem (20), pelo Ministério da Saúde, que libera no SUS, o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, também para os casos leves de Covid-19, nesta manhã (21), o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, fez esclarecimentos sobre estes remédios que até então, estavam sendo prescritos nos casos mais graves.

“O Ministério da Saúde divulgou o Termo de Ciência e Consentimento, onde o paciente e o médico assinam. Lembrando que o médico precisa avaliar cada situação e paciente, para então, entender o seu estado, sua vida e suas complicações, para que possa receber o medicamento”, explicou o secretário.

Luís Fábio ainda frisou que o uso do medicamento não oferece a cura da doença. “O remédio está sendo colocado como um apoio para que haja uma melhora naquelas pessoas que estão diagnosticadas.”

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, explicou que já foi solicitado junto ao Governo do Estado a vinda do medicamento à Sorriso.

“Nós estamos buscando o medicamento que estará disponível na rede pública, mas somente chegará até os pacientes sobre orientação médica. Neste momento, o abastecimento, é feito através do Governo Federal, que repassa para o Governo do Estado que então avalia os casos de pessoas com a doença, para que venha uma quantidade necessária”, declarou Ari.

Termo de Ciência e Consentimento e recomendações sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina

Termo-de-Cie–ncia-e-Consentimento-Hidroxicloroquina-Cloroquina-COVID-19.pdf

cloroquina1.pdf

Veja também

Hospital Central do Estado é inaugurado com estrutura de excelência e sob a gestão do Einstein

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano