PF realiza Operação Rustius para investigar irregularidades em campanha eleitoral em Sorriso

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (4/12) a Operação Rustius, com ações em Sorriso e Cuiabá, para apurar suspeitas de arrecadação ilegal de recursos na campanha de um candidato a prefeito durante as eleições municipais em Sorriso.

Como parte da operação, policiais federais executaram nove mandados de busca e apreensão, além de uma medida cautelar que determina a entrega do passaporte do investigado, a proibição de deixar a cidade e o veto a contatos com outros envolvidos. As ordens foram expedidas pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I do TRE/MT, com o objetivo de reunir mais provas para esclarecer os fatos.

A investigação centra-se no crime de “Caixa 2” eleitoral e outras infrações correlatas, após a apreensão de R$ 300 mil em espécie poucos dias antes das eleições. O montante foi encontrado com um dos principais apoiadores da campanha.

Os indícios coletados no inquérito apontam que o dinheiro seria usado irregularmente na campanha. Além disso, há evidências de várias transações financeiras ilícitas, realizadas por empresários locais, utilizando “laranjas”, pessoas jurídicas e valores não declarados na prestação de contas oficial.

galeria de imagens

Veja também

Como funcionava esquema de desvio de recursos públicos no transporte de pacientes em Sorriso

Rádio é o meio de comunicação mais confiável para os brasileiros, aponta pesquisa

Organizadores convidam para Jantar com Costelão em prol do Santuário Nossa Senhora do Sorriso

Câmara de Sorriso realiza audiência pública sobre escolas cívico-militares

Mulher tenta comprar roupas via WhatsApp e perde mias de R$ 300 ao cair em golpe

Detran aplicou mais de 60 mil provas teóricas e práticas para habilitação em MT em 3 meses