Mais de 75 mil apostilas já foram disponibilizadas para alunos sem acesso à internet

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contabiliza a entrega de mais de 75 mil apostilas de atividades complementares, disponibilizada na plataforma Aprendizagem Conectada. O número será atualizado nos próximos dias e pode aumentar.

Segundo a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o material impresso é destinado aos alunos da rede estadual que não têm acesso a internet para poder conectar com a plataforma. “Temos clareza de que nem todos nossos alunos tem acesso à internet. Para que todos nossos estudantes fossem atendidos com as atividades complementares, todo o material impresso está à disposição em as unidades escolares”, destaca.

Conforme Marioneide, o pai entra em contato com a escola – via celular, telefone fixou ou pessoalmente –, vai à escola e recebe o material impresso. “A Seduc já disponibilizou recursos extras para as escolas para o pagamento da impressão das apostilas”, assinala.

A aluna estuda atentamente na apostila.
Créditos: Divulgação

A Escola Estadual André Luiz da Silva Reis, de Cuiabá, já entregou 360 apostilas nas seis semanas de atividades. O diretor José Romildo Magalhães desde o início da Aprendizagem Conectada se antecipou, fazendo o contato com todos os pais, informando sobre as apostilas caso não dispusessem de internet em casa.

“Ligamos para todos os alunos para verificar como estavam acessando a internet, se tinham alguma dificuldade em baixar o material de estudo. Fizemos todo o levantamento para poder programar as apostilas com impressão e entrega”, ressalta José Romildo.

Para não haver aglomeração, a entrega foi agenda para o período da manhã. Sem esquecer os protocolos de segurança durante a pandemia, o gestor colocou álcool gel na entrada e a obrigatoriedade do uso de máscara. Além disso, ao ar livre foram colocadas cadeiras espaçadas respeitando o distanciamento mínimo.

Pai de aluno da EE Antônio Gattiboni busca o material na unidade escolar.
Créditos: Divulgação

Além dos muros

Para atender os pais sem acesso à internet que têm procurado a escola, José Romildo ampliou o alcance do wi-fi que vai além dos muros, mais precisamente em frente à escola. “Numa área externa, os pais, depois do trabalho, podem se reunir com os filhos, acessar a internet, baixar o conteúdo e resolver em casa. É lógico que a gente quer que todo mundo fique em casa, mas já que eles têm que sair pra ir atrás de buscar a apostila, teria que vir a escola. Então eles podem também vir a escola e acessar a internet ali de fora baixar todo o material que eles precisam”, ressalta.

O diretor explica que a maior dificuldade que alguns pais têm é acessar o celular e seus aplicativos. Os alunos do ensino médio, por sua vez, conseguem se conectar com a plataforma sem maiores dificuldades.

Várzea Grande

A diretora Marina Leite da Cunha entrega o material para mãe de aluno.
Créditos: Divulgação

Na EE Antônio Geraldo Gattiboni, a diretora Maria Leite da Cunha, imprimiu as apostilas conforme as solicitações. “É uma forma de explicar aos pais continuidade ao aprendizado. A Seduc disponibilizou a plataforma na internet e a escola deu o segundo passo com o material impresso”, ressalta.

A gestora explicou que colocou a informação sobre a Aprendizagem Conectada na página do facebook da escola e também sobre a entrega da apostila. Com isso, aluno algum ficou sem estudar. Os pais, então, procuraram a escola e receberam o material com a diretora. Assim como também as demais escolas, os pais respeitaram as medidas de segurança impostas durante a pandemia.

“Explicamos aos pais que é só fazer por fazer, mas se apropriar do conteúdo, aprender o que estudou. Para isso, a escola está a disposição parar sanar as dúvidas”, explica.

Na EE Jercy Jacob, também em Várzea Grande, o diretor Marlon Rosa, agendou a entrega das apostilas conforme solicitação dos pais, tanto por meio do telefone fixo da escola como pelo grupo de whatsapp da escola. “A impressão é feita na hora que o pai vem buscá-la para evitar desperdício.

Para quem tem acesso à internet, Marlon envia as atividades pelo celular para que possam estudar no dispositivo móvel e responder no caderno.

Agendamento

O assessor pedagógico Denilson Soares salienta que em diversas escolas estaduais de Várzea Grande, a entrega das apostilas está sendo realizadas sob demanda. Os pais solicitam aos gestores e agendam um horário para buscá-las.

“Nas Escolas Arlete Maria, Gonçalo Botelho, Terezinha de Jesus, os pais estão sendo muito bem atendidos. Os gestores entraram em contato com os pais e todos que solicitaram o material impresso foram e serão atendidos.

“Além disso, os pais são orientados a fazer um acompanhamento específico aos seus filhos – tanto na plataforma como no material impresso –  e caso tenham dúvidas no conteúdo, basta procurar a escola”, assegura.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo