Animais abandonados: denúncia revela situação de maus-tratos em Sorriso

Na manhã desta sexta-feira (03), o NIF – Núcleo Integrado de Fiscalização de Sorriso, recebeu uma denúncia alarmante sobre abandono e maus-tratos a animais. A situação foi confirmada no local pelos fiscais, liderados por Éder Alves Dourado, que destacou a gravidade do caso.

“Encontramos uma situação bastante delicada. Um dos cachorros já estava morto, com partes do corpo em decomposição. Outros animais estavam com ferimentos graves, debilitados, e um deles havia sido enterrado pelos vizinhos”, relatou Éder.

Segundo o fiscal, a responsável pelos cuidados, neta dos proprietários, afirmou estar cuidando dos animais, mas o cenário encontrado contraria essa alegação. “Um dos cães estava solto na rua, com ferimentos graves e bicheiras. Outro animal estava se alimentando dos restos mortais do companheiro”, acrescentou.

Os animais sobreviventes foram encaminhados ao canil municipal para receberem cuidados. O caso também resultou na abertura de um processo administrativo, e um dos responsáveis foi levado pela polícia para prestar esclarecimentos.

Éder Alves Dourado chamou atenção para o aumento no número de ocorrências de maus-tratos nesta época do ano. Ele reforçou a importância de denúncias, que podem ser feitas pelo telefone (66) 9 9927-2611.

A legislação de maus-tratos prevê penalidades severas, com multas que podem ultrapassar R$ 20 mil reais. A atuação do NIF e a colaboração da comunidade são fundamentais para combater o abandono e garantir o bem-estar dos animais.

Veja também

Polícia Militar apreende mais de 30 invólucros de skunk após denuncias

BPC: o que muda com nova lei sancionada

Entenda as mudanças na aposentadoria em 2025

Campanha Não é Não é divulgada no Aeroporto Internacional de Cuiabá

Destroços de avião desaparecido no Amazonas são encontrados com vítimas fatais

Defesa Civil orienta população para cuidados durante o período de chuvas intensas