Uma ação integrada entre as forças de segurança de Mato Grosso e do Rio de Janeiro levou à prisão de lideranças de facção criminosa do estado, na quarta-feira (19), na cidade do Rio de Janeiro. Foram presos os faccionados A.A.C., conhecido como Tucão, e U.A.B. Os dois foram encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro e, posteriormente, levados para uma penitenciária.
Tucão era foragido da Justiça de Mato Grosso e possuía um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal em razão de uma condenação de 39 anos, 11 meses e 25 dias de reclusão em regime fechado. Já U.A.B. cumpria pena em regime semiaberto e teve a regressão cautelar determinada por ter violado o monitoramento eletrônico.
As prisões são resultado do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, para combater as facções criminosas no estado. Elas envolveram as forças mato-grossenses da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Federal, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), e Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (DRCI).
A Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Federal e Polícia Militar do Rio de Janeiro também auxiliaram nas prisões.