Operação Safe Truck desarticula quadrilha especializada em furtos e roubos de peças de caminhões

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Safe Truck, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida no roubo, furto e receptação de módulos e outras peças de veículos pesados, como caminhões e carretas.

Foram expedidas 120 ordens judiciais, incluindo 20 mandados de prisão preventiva, 46 de busca e apreensão, além de bloqueios de contas bancárias e sequestro de veículos. A ação ocorre em diversas cidades de Mato Grosso, como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, além de João Pessoa (PB), Vilhena (RO), Araçatuba (SP) e Araranguá (SC).

Quadrilha movimentou mais de R$ 60 milhões

As investigações revelaram que a quadrilha possuía uma estrutura organizada, com mais de 30 integrantes identificados e atuação em diferentes estados do país. O grupo criminoso já teria movimentado mais de R$ 60 milhões com os crimes praticados. Empresas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop estão entre os alvos da operação.

Os criminosos se dividiam em núcleos específicos, sendo um responsável pelos furtos e roubos das peças e outro pela revenda dos itens para oficinas e empresas dentro e fora de Mato Grosso. Segundo a Polícia Civil, os autores dos furtos viajavam para diferentes regiões para cometer os crimes e enviavam as peças diretamente aos líderes da organização.

A investigação demonstrou que essa atividade criminosa era altamente lucrativa para os envolvidos, ao passo que causava grandes prejuízos às vítimas, impedindo que motoristas e transportadores continuassem suas atividades profissionais.

Lavagem de dinheiro e medidas judiciais

A análise financeira dos suspeitos apontou movimentações atípicas e valores incompatíveis com seus rendimentos. Além disso, foram identificados diversos indícios do crime de lavagem de dinheiro, reforçando a necessidade de medidas cautelares para interromper as atividades criminosas e recuperar os bens adquiridos ilegalmente.

A operação faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil no combate ao crime organizado, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado. O avanço das investigações foi possível graças à cooperação entre unidades policiais e ao compartilhamento de informações com outras forças de segurança.

Força-tarefa integrada

A ação contou com a participação de 162 policiais civis de Mato Grosso, além de equipes das Polícias Civis de São Paulo, Rondônia, Santa Catarina e Paraíba, que enviaram reforços para o cumprimento das ordens judiciais em seus respectivos estados.

O nome “Safe Truck” foi escolhido para representar o objetivo da operação: garantir mais segurança aos profissionais do transporte de carga em Mato Grosso.

galeria de imagens

Veja também

Operação da Polícia Civil mira grupo criminoso que atua com tráfico e receptação de veículos na região de fronteira

Jovem é presa com 50 quilos de maconha em Nova Mutum

Idoso desaparece durante pescaria em rio em Lucas do Rio Verde

Polícia Civil cumpre mandados em investigações de furto de defensivos em fazenda de Sorriso e comércio ilegal de armas para facções

Jovem é detido após fugir de abordagem da Força Tática em ação preventiva

Idoso desaparecido desde fevereiro é achado em bagageiro de carro dentro de rio