Projeto de Lei Complementar do Governo do Estado flexibiliza hora-atividade e valoriza professores da rede estadual

Com o envio de Projeto de Lei Complementar do Governo de Mato Grosso para a Assembleia Legislativa flexibilizando a forma como os professores da rede estadual cumpririam a hora-atividade, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) avança em mais uma etapa da sua política de valorização profissional, de acordo com o secretário de Educação, Alan Porto.

A hora atividade de 1/3 da jornada de trabalho na qual o professor está atribuído, é um direito da educação básica. Por ora, em Mato Grosso, esse tempo é destinado a atividades extraclasse, como planejamento de aulas, correção de provas, reuniões pedagógicas, entre outros, limitado ao âmbito escolar na modalidade presencial.

“Sendo a lei aprovada, 60% da hora-atividade poderá ser exercida pelo professor em qualquer ambiente fora da escola. Essa medida, que garante aos professores um tempo dedicado ao planejamento, formação e avaliação, traz impactos significativos tanto para os educadores quanto para os alunos”, completa.

Outra vantagem pontuada pelo secretário, é que com um espaço reservado para o planejamento, os professores conseguem desenvolver atividades mais inovadoras e adaptadas às necessidades dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficaz. Isso se reflete diretamente no desempenho dos estudantes, que se tornam mais engajados e motivados.

Além disso, a hora atividade favorece a formação continuada dos educadores. “Ao dedicar tempo para atualização e troca de experiências com colegas, os professores ampliam suas competências e conhecimentos, o que resulta em práticas pedagógicas mais eficazes e colaborativas”.

“Sem dúvida”, continua, “outro impacto positivo é a redução do estresse e da sobrecarga de trabalho. Com a hora atividade, os professores têm a oportunidade de organizar suas tarefas, o que contribui para um ambiente de trabalho mais saudável. Menos sobrecarregados, os professores tendem a ser mais criativos e dedicados, refletindo na qualidade do ensino”.

 

Veja também

Seduc destina mais de 50% do PNAE para compra de produtos da agricultura familiar para alimentação nas escolas

Confira edital do concurso da Seduc com 1.500 vagas para professores

Falta de confirmação cancela 1.022 vagas em creches de Sorriso; secretaria alerta sobre ensino domiciliar

Governador anuncia concurso para professores e flexibilização da hora-atividade

CENAIC Sorriso oferece bolsas de estudo em cursos da área da beleza

Secretaria de Educação de Sorriso encerrará entrega de vale material escolar em abril