Obra da sede própria do Centro de Reabilitação Renascer é retomada e entrega está prevista para 2025

Construção foi retomada após sucessivos entraves e mudanças de local desde 2020

A construção da nova sede do Centro de Reabilitação Renascer, em Sorriso, foi oficialmente retomada em fevereiro de 2024, após enfrentar entraves técnicos e orçamentários. A expectativa agora é que a obra seja concluída no primeiro trimestre de 2025, segundo o secretário da Cidade, Jan Assad Lahham.

A futura sede está sendo erguida em um terreno localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua São Borja, próximo ao Inematt e ao Hospital 13 de Maio. O prédio terá uma área construída de 795,32 m², com salas de avaliação, consultórios e espaços para a equipe multidisciplinar que atua na unidade, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

O investimento total na obra é de R$ 2.584.794,90, e a empresa responsável pela execução é a Vetor Engenharia e Construção, contratada por meio da Tomada de Preços 008/2023. A ordem de serviço foi emitida no final de 2023 pela Prefeitura de Sorriso.

A trajetória do Renascer passou por diversos locais desde 2020. Após deixar o prédio anexo à Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, a unidade funcionou em espaços alugados — incluindo um que foi destruído por um incêndio em agosto de 2020. Em seguida, o atendimento foi transferido temporariamente para o prédio do PSF Santa Clara. Desde maio de 2022, o serviço opera em outro imóvel locado, na Avenida Tancredo Neves.

Uma tentativa anterior de construção chegou a ser iniciada com a emissão de uma ordem de serviço em março de 2022. No entanto, o contrato com a empresa responsável foi rescindido em março de 2023 por dificuldades na condução da obra.

Vale lembrar que, como em todos os atendimentos ofertados pelo SUS, o acesso ao Renascer se dá exclusivamente por meio do Programa de Saúde da Família (PSF). O encaminhamento é feito a partir da consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o paciente recebe as orientações médicas, realiza exames e, conforme avaliação do profissional, é direcionado para acompanhamento no centro de reabilitação.

Veja também

Programa A Voz do Povo recebe organizadores e palestrantes do evento “Desafios do Mercado 2025”

Programa “A Voz do Povo” destaca 1º Fórum Municipal das OSCs em Sorriso

Força Tática prende suspeito após tentativa de atropelamento durante bloqueio policial em Sorriso

PRF prende traficante e apreende drogas após perseguição iniciada por infração de trânsito

Sema apresenta nova modelagem do CAR Digital a representantes de sindicatos rurais

Sorriso: sindicância apura suspeita de desvio de recursos em transporte de pacientes pela Saúde