A CDL Sorriso vai discutir o assunto em câmaras temáticas a partir de maio
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sorriso, Paulo Silvestro, participou nesta terça-feira (08) do programa A Voz do Povo, onde falou sobre os impactos da Reforma Tributária nas empresas brasileiras. Ele explicou que as mudanças começarão a ser implementadas de forma gradual a partir de 2026, com a unificação dos tributos PIS, Cofins e IPI no novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), além da junção do ICMS e ISS em um tributo único, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual.
Segundo Silvestro, o momento exige atenção redobrada dos empresários, que devem buscar informação e orientação especializada para definir a melhor estratégia de adaptação. “A reforma vai atingir de maneira diferente os diversos setores da economia. Cada segmento terá um impacto específico, por isso é importante entender o cenário e se preparar”, alertou.
O presidente da CDL também destacou que o Brasil abriga milhões de empresas com regimes distintos de apuração de tributos, e que cada uma precisará ajustar sua precificação para evitar prejuízos com as mudanças que estão por vir. “É preciso que cada um observe, inclusive, quem são seus fornecedores, porque isso fará diferença para ter ideia do tamanho do impacto”, afirmou.
Silvestro reforçou que a CDL está acompanhando de perto as movimentações e pretende promover encontros e orientações para auxiliar os empresários locais neste processo de transição.
Veja mais no vídeo.