A Prefeitura de Sorriso divulgou, nesta terça-feira (16), uma nota oficial esclarecendo o caso de 12 adolescentes que foram “testados” para glicemia por um colega dentro da Escola Estadual José Domingos Fraga. O episódio ocorreu na última segunda-feira (14) e mobilizou familiares, profissionais da saúde e da educação.
De acordo com a nota, os estudantes, com idades entre 12 e 13 anos, foram levados à UPA Sara Akemi Ichicava após as famílias relatarem que seus filhos haviam sido perfurados com um estojo de insulina, de uso pessoal de um colega diabético. O adolescente teria levado o estojo escondido de casa e realizado os testes nos colegas antes do início das aulas, com o consentimento dos mesmos.
A situação só foi descoberta após outros estudantes perceberem novos testes sendo feitos de maneira improvisada durante o intervalo e relatarem o ocorrido a uma professora. A coordenação da escola foi imediatamente acionada e entrou em contato com as famílias, orientando sobre a necessidade de atendimento médico.
Em nota, a Prefeitura informou que todos os 12 adolescentes atendidos já passaram por exames para hepatites B e C, sífilis e HIV, com resultados negativos até o momento. A equipe técnica da UPA reforçou que em casos como esse, em que há perfuração com material potencialmente contaminado, é essencial realizar a testagem e manter a vacinação em dia.
A Prefeitura também orienta que, caso mais algum estudante tenha sido perfurado e ainda não tenha procurado atendimento especializado, os responsáveis devem encaminhá-lo à UPA ou a uma Unidade Básica de Saúde, onde os exames estão sendo ofertados.
Além disso, a coordenação da escola iniciou um trabalho de conscientização com pais e alunos sobre os riscos do uso inadequado de materiais perfurocortantes. O caso foi comunicado ao Conselho Tutelar e à equipe psicossocial da escola, que já está acompanhando a situação.
A Prefeitura reforça que todas as medidas estão sendo tomadas de acordo com os protocolos técnicos de saúde e educação, e que continuará acompanhando o caso de perto.
Em anexo a nota na íntegra.