Aeroportos: Super feriado coloca quase 300 voos extras no ar

Para quem esperava um bom motivo para arrumar as malas e cair na estrada — ou melhor, nos céus — abril chegou com presente duplo. A combinação dos feriados da Semana Santa e de Tiradentes vai formar um raro feriadão estendido e o turismo nacional já sente os ventos favoráveis. Entre os dias 17 e 21 de abril, companhias aéreas como Azul, GOL e LATAM vão operar 288 voos extras, com mais de 35 mil novos assentos disponíveis.

O destino mais disputado? O Nordeste, é claro — com sua mistura irresistível de sol, mar e cultura. Mas não são apenas os que buscam descanso que vão embarcar: o período também atrai devotos e fiéis em busca de cidades com forte tradição religiosa, como Juazeiro do Norte (CE), que deve receber milhares de visitantes durante a Semana Santa.

A Azul lidera a expansão, com 121 voos adicionais para cidades como Recife, Natal, Maceió e Fortaleza. A LATAM reforça sua operação com 76 voos extras, mirando destinos como Florianópolis, João Pessoa e Aracaju. Já a GOL vai adicionar 80 novas rotas, incluindo Salvador, Vitória e Goiânia na lista.

Movimentação nos destinos mais procurados

  • Centro-Oeste: Brasília

A Inframerica, concessionária que administra o aeroporto de Brasília, maior hub do país, estima que entre os dias 16 e 22 de abril circulem pelo terminal aproximadamente 285 mil passageiros. Para atender à demanda, as companhias aéreas pediram 19 voos extras, que somarão, nos dias de feriado, cerca de 2 mil pousos e decolagens.

  • Nordeste: Recife, Maceió e João Pessoa

Administrados pela concessionária Aena, os aeroportos de Recife, Maceió e João Pessoa esperam movimentação extra no feriado. Segundo a Aena, a capital pernambucana tem 1.138 voos previstos e 182.194 assentos ofertados. Na capital de Alagoas serão 300 pousos e decolagens, com uma oferta de 52.208 assentos. Já em João Pessoa, passarão 182 voos com 32.648 passageiros.

  • Sudeste: São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão)

Recordista de voos no país, o aeroporto de Guarulhos deve receber, de quinta a segunda, 700 mil passageiros. Desses, 440 mil devem embarcar em voos domésticos, como para Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Outros 260 mil passageiros devem circular pelo terminal, conectando-se a 54 destinos ao redor do mundo, entre eles Santiago, Buenos Aires e Madrid.

No Rio de Janeiro o feriado vai durar ainda mais — 6 dias no total — por conta do feriado de São Jorge, na quarta-feira (23). Sendo assim, o aeroporto Tom Jobim, administrado pelo RIOGaleão, deve ter uma movimentação de 364 mil passageiros embarcando e desembarcando em 2.293 voos.

  • Sul: Porto Alegre

O principal aeroporto do sul do Brasil, de Porto Alegre, terá 449 voos durante o feriado prolongado, sendo 8 extras. A movimentação de passageiros por lá deve chegar a 57.673. Turistas que ficam na capital ou seguem para destinos da serra, como Gramado e Bento Gonçalves.

Orientações

Em todos os aeroportos do país, as concessionárias orientam os passageiros a chegarem ao aeroporto com antecedência de, no mínimo, duas horas para voos nacionais e três para internacionais. Eles também reforçam o uso de aplicativos das companhias aéreas para facilitar o check-in. Além disso, é importante que o passageiro fique atento ao status dos voos nos monitores espalhados pelos terminais.

 

Veja também

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic

Banda Fanfarra do Sorriso Hornets retoma as atividades com ensaios e dedicação

Feriado: bancos fecham nesta sexta e só reabrem na próxima terça-feira

Os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários

Governo de MT assina ordem de serviço para construção de ponte de 561 metros

Bebê de 1 ano tem morte cerebral por suspeita de ingerir droga em MT