A menor disponibilidade de milho em Mato Grosso levou o estado a exportar 54,50% menos cereal no primeiro trimestre de 2025 do que o observado no período em 2024.
Entre janeiro e março apenas 2,07 milhões de toneladas de milho foram enviadas para o mercado externo, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
“A redução nas exportações está diretamente ligada à menor disponibilidade do grão no mercado interno mato-grossense, reflexo da queda de 10,16% na produção da safra 23/24 em relação à safra anterior”, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Ainda conforme o Instituto, outro fator contribuinte foi “o ritmo acelerado da comercialização nos últimos meses contribuiu para a diminuição atual da oferta no estado, restando pouco mais de 503,53 mil toneladas disponíveis para negociação nos próximos meses”.
O Imea ressalta ainda ser “comum haver diminuição” nas exportações de milho nos primeiros meses do ano, visto o início do escoamento da soja.
A perspectiva para os próximos meses é que as exportações de milho sigam pressionadas até o início da colheita no estado.