Na noite de quinta-feira (24) o plenário da Câmara Municipal de Sorriso recebeu a comunidade para uma importante discussão, a audiência pública convocada tinha por objetivo a construção de políticas públicas de proteção, castração e combate ao abandono de animais.
Liderada pela vereadora Silvana, toda comunidade foi ouvida, com a participação desde agentes de saúdes, secretários municipais, representantes de associação de resgate, médicos veterinários e pessoas que cederam o lar para abrigar animais, muitas delas hoje comportando até 18 cachorros na residência. Inúmeras sugestões foram feitas pela população.
Entre algumas queixas da comunidade, foram a falta de recurso financeiro para quem acolhe esses animais que estão abandonados nas ruas, falta de espaço para abrigá-los, a exemplo o canil municipal que hoje comporta mais de 200 animais, além disso, a burocracia para o cadastro de castração, que, na visão da comunidade, poderia ser mais simples, sugerido que o agente de saúde comunitário fizessem essas fichas, pois muitas famílias desistem ao terem conhecimento de como deverá ser feito o processo de preenchimento.
Outra sugestão, foi a criação de uma clínica municipal para os animais, pois a associação de resgate tinha altos gastos com médicos veterinários e, diante das dívidas, muitas vezes deixava de atender outro cachorro ou gato ferido.
Todas as demandas, sugestões e queixas que a comunidade propos durante a audiência foram anotadas pelos vereadores Silvana e Darci, posteriormente, serão discutidos em conjunto com a gestão municipal e as secretarias, como a de saúde e meio ambiente, chegando assim, em soluções que possa mitigar essa situação que tem gerado grande transtorno em Sorriso atualmente.