Exportações de roupas da China para os EUA já afetam o varejo

A China reduziu nesta semana as projeções de uso industrial e de importações de algodão, elevando os seus estoques finais para 10,2 milhões de toneladas. Além disso, as exportações de roupas da potência asiática para os Estados Unidos já estão afetando o varejo, podem resultar em falta de estoque e, consequentemente, o consumo da fibra.

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY – O contrato Jul/25 fechou nesta quinta 01/mai cotado a 65,66 U$c/lp (-5,1% vs. 24/abr). O contrato Dez/25 fechou em 67,43 U$c/lp (-4,2% vs. 24/abr).

Basis Ásia – Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 898 pts para embarque Mai/Jun-25 (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 01/mai/25).

Baixistas 1 – A China reduziu as projeções de uso industrial e importações, elevando os estoques finais para 10,2 milhões de tons (estoque/uso de 113%).

Baixistas 2 – As exportações de roupas da China para os EUA estão afetando o varejo, podendo resultar em falta de estoque, prejudicando o consumo de algodão.

Baixistas 3 – Chuvas beneficiais caíram esta semana em áreas do Oeste do Texas.

Altistas 1 – Apesar das chuvas recentes, será necessário muito mais para reverter as condições de seca.

Altistas 2 – O Secretário do Tesouro dos EUA deu a entender que um acordo já foi fechado com um parceiro comercial dos EUA (talvez Índia).

Altistas 3 – Anúncio de outros possíveis acordos que sinalizem maior comércio e menos tensão podem aquecer o mercado.

EUA 1 – Chuvas bastante aguardadas ocorreram no oeste do Texas. No Delta, o plantio foi interrompido por tempestades, mas logo retomado.

EUA 2 – Na semana fechada em 27 de abril, a semeadura atingiu 15% da área prevista, 1 ponto percentual a mais que no mesmo período de 2024 e que na média de cinco anos.

China 1 – Nesta semana, o plantio de algodão atingiu 99% da área em Xinjiang. Devido a ventos fortes, prevê-se replantio em partes do norte e do leste de Xinjiang.

China 2 – Em março, a China importou 73.748 tons de algodão – o menor volume mensal em dois anos. O Brasil forneceu 60% do total. No acumulado de ago/24 a mar/25, foram 955.258 tons (-58,6% a menos que em 2023/24).

China 3 – A Associação de Algodão da China divulgou seu balanço de oferta e demanda de algodão 24/25, aumentando os estoques finais de 2024/25 em 140 mil tons. A safra foi mantida inalterada em 6,66 milhões de tons (USDA estima 6,97 milhões).

China 4 – As importações foram reduzidas em 130 mil toneladas, para 1,3 milhões de tons (USDA: 1,4 milhões tons). O consumo pelas indústrias têxteis caiu em 771 mil toneladas, para 7,7 milhões tons (USDA: 8,1 milhões tons).

China 5 – A China iniciou seu feriado do Dia do Trabalho, que se estende de 1 a 5 de maio. Embora os chineses estejam pouco ativos no mercado internacional, sua ausência afeta o mercado.

Índia – A indústria têxtil indiana ainda busca a melhor solução frente à suspensão da exportação de fios de algodão para Bangladesh por via terrestre. A proibição entrou em vigor em 13/04, afetando 30% do comércio indiano de fios.

Bangladesh – Do outro lado da fronteira, a redução da importação de fios de algodão da Índia é bem vista pela Bangladesh Textile Mills Association (BTMA). A entidade calcula que 500 mil novos empregos podem ser gerados se as compras da Índia caírem 50%.

Bangladesh 2 – Em evento em parceria com a Cotton USA, a BTMA voltou a defender a isenção de taxas na exportação de itens feitos com algodão norte-americano.

Paquistão – Protestos contra a construção de canais no rio Indus fecharam rodovias na província de Sindh, prejudicando a logística com os portos de Karachi – capital da província e maior cidade do país.

Coreia do Sul – Em março, a Coreia do Sul importou 6.709 tons, das quais 59% tiveram origem no Brasil. De ago/24 a mar/25, o total é de 44.853 tons (15,4% a mais que em 2023/24).

Brasil – Exportações – As exportações brasileiras de algodão somaram 210,1 mil tons nas quatro primeiras semanas de abril. A média diária de embarque é 12,6% superior à registrada no mesmo mês de 2024.

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:

Veja também

Semeando sustentabilidade: produtores rurais de Mato Grosso tem reconhecimento internacional com soja certificada

Produtores sorrisenses são premiados no Concurso Estadual do Queijo

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro

CAT Sorriso recebe reconhecimento nacional do MAPA por boas práticas agrícolas

Impacto à agricultura: La Niña pode levar estiagem ao Centro-Sul do Brasil em outubro

Nova presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso apresenta metas para a gestão