Defesa Civil orienta população para cuidados com a saúde após queda de temperatura em MT

Para esta semana, são esperadas temperaturas entre 15ºC e 29ºC, conforme as previsões do Inmet

A Defesa Civil de Mato Grosso orienta a população para os cuidados com a saúde diante da queda de temperatura registrada no Estado nesta segunda-feira (30.6).

Um alerta de onda de frio foi emitido, nesta segunda-feira, pelos agentes estaduais, e deve se estender até sexta-feira (4), de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para esta semana, são esperadas temperaturas entre 15ºC e 29ºC, conforme as previsões do Inmet.

A Defesa Civil alerta que a mudança na temperatura exige atenção redobrada, principalmente com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O frio intenso também pode agravar doenças respiratórias, cardiovasculares e alergias, comuns nesta época do ano. Por isso, é essencial que a população adote as medidas necessárias para preservar a saúde durante os próximos dias.

Entre as orientações da Defesa Civil estão:

  • Atenção a crianças e idosos, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio;
  • Utilizar roupas adequadas para manter o corpo aquecido;
  • Evitar exposição prolongada ao frio;
  • Fazer atividades físicas leves: movimentar-se ajuda a manter a temperatura corporal e melhorar a circulação sanguínea;
  • Isolar bem portas e janelas. Use panos ou vedadores para evitar a entrada do vento frio nas residências;
  • Atenção aos animais. Mantenha os pets protegidos das áreas externas;
  • Evitar circular em áreas de risco de deslizamentos e alagamentos.

Em caso de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou o Ciosp pelo 190.

Alertas da Defesa Civil

Quer receber os alertas da Defesa Civil de Mato Grosso? Basta enviar o seu CEP, via mensagem de texto (SMS), para o número 40199.

Veja também

Mulher é vítima do golpe do intermediário após ver anúncio de moto em rede social

Idoso envia mais de R$ 700 para golpista que se passou por amigo da vítima

Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet

Mãe denuncia filho ao ver chegando em casa com simulacro e ferramentas furtadas

Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história

Câmeras do Vigia Mais auxiliam na prisão de 55 foragidos da Justiça em Mato Grosso