A proposta foi discutida em reunião virtual nesta quarta-feira (02) com promotores de Justiça e autoridades municipais
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) deu um passo importante para a criação do primeiro Serviço Regional de Acolhimento em Família Acolhedora do estado, que abrangerá os municípios de Vera, Feliz Natal e Santa Carmem (este último pertencente à Comarca de Sinop). A proposta foi tema de uma reunião virtual realizada nesta quarta-feira (02), com representantes do MPMT e das administrações municipais envolvidas.
O encontro foi organizado pelo promotor de Justiça Daniel Luiz dos Santos, que atua em Vera e Feliz Natal, com participação do promotor Nilton César Padovan, titular da Promotoria da Infância e Juventude de Sinop e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPMT. Segundo Padovan, a iniciativa visa regionalizar o serviço de acolhimento familiar, promovendo uma alternativa mais humanizada ao acolhimento institucional. “Estamos confiantes de que esses municípios serão pioneiros na regionalização desse importante serviço”, afirmou.
Durante a reunião, foram esclarecidos os benefícios do modelo “Família Acolhedora”, que prevê o acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar original, sem possibilidade de adoção por parte das famílias acolhedoras. O serviço valoriza o ambiente familiar e busca garantir maior proteção e cuidado individualizado às crianças, conforme previsto na legislação vigente.
Participaram da audiência o prefeito de Santa Carmem, Pablo Bortolas, e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Anne Caroline Bortolas, além de secretários, procuradores jurídicos e representantes da área de assistência social dos três municípios envolvidos. Todos demonstraram interesse e apoio na implantação do serviço, que contará com a orientação técnica do MPMT e do Centro de Apoio da Infância e Juventude.