Milho: Imea eleva produção de Mato Grosso em 2024/25

A produção de milho da safra 2024/25 em Mato Grosso foi revisada para 54,02 milhões de toneladas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O volume representa aumento de 14,52% em relação ao ciclo anterior e supera o recorde da safra 2022/23, de 52,50 milhões de toneladas. A produtividade média subiu para 126,25 sacas por hectare, ante 117,74 sacas na estimativa anterior. A área plantada foi mantida em 7,13 milhões de hectares, com crescimento de 4,85% sobre a safra passada.

A revisão foi feita com base no levantamento de campo conduzido entre maio e junho pelo projeto Imea em Campo, que percorreu 82 municípios e avaliou 538 lavouras.

O sudeste do estado apresentou a maior variação positiva na produtividade, com alta de 15,64 sacas por hectare. No oeste e no médio-norte, os incrementos foram de 13,60 e 11,89 sacas, respectivamente. A única região com queda foi o nordeste, com recuo de 1,66 saca por hectare.

Segundo o Imea, 77% das lavouras estavam próximas da colheita no momento das visitas.

As regiões com maior população de espigas por hectare foram o médio-norte e o oeste. O maior peso de grãos foi observado no sudeste, enquanto o oeste teve o maior número de grãos por espiga. O nordeste apresentou os menores indicadores agronômicos entre as sete regiões.

Veja também

Semeando sustentabilidade: produtores rurais de Mato Grosso tem reconhecimento internacional com soja certificada

Produtores sorrisenses são premiados no Concurso Estadual do Queijo

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro

CAT Sorriso recebe reconhecimento nacional do MAPA por boas práticas agrícolas

Impacto à agricultura: La Niña pode levar estiagem ao Centro-Sul do Brasil em outubro

Nova presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso apresenta metas para a gestão