Nesta semana mais um grave acidente foi registrado, envolvendo um jovem que quase perdeu a vida ao ser atingido por fios soltos em via pública de Sorriso. O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) de Sorriso reforçou a urgência na regularização da rede aérea de cabos e promoveu reuniões com representantes da concessionária Energisa e de empresas de telecomunicação.
O encontro resultou na definição de um cronograma de limpeza e organização da rede, que será dividido em seis setores. O objetivo é que o primeiro setor esteja completamente regularizado até agosto. Caso o prazo não seja cumprido, o NIF poderá aplicar multas já a partir deste período, uma vez que cabe à Energisa definir quais empresas estão autorizadas a utilizar a estrutura dos postes.
O plano estabelece como prazo final para a regularização de todos os setores o mês de janeiro de 2026. A partir daí, postes com ocupação irregular ou clandestina estarão sujeitos a multas que podem chegar a R$ 11 mil por unidade.
“Queremos resolver essa situação de forma dialogada e cooperativa, mas, se for necessário, as punições serão aplicadas”, afirmou o coordenador do NIF, Gabriel Alves Rodrigues Neto. O secretário da Cidade, Jan Assad Lahham, reforçou que o processo tem sido conduzido com transparência e participação. “Estamos atentos, trabalhando em conjunto para acabar com esse risco constante à população”, destacou.
O acidente desta semana reforça os perigos da desorganização da rede de fiação, que já tem causado transtornos e colocado vidas em risco, especialmente de motociclistas e pedestres.