Até o momento, 12 autos de infração foram emitidos em Mato Grosso, incluindo um caso em apuração no município de Sorriso
O engenheiro agrônomo e fiscal agropecuário do Indea, Rodrigo Vicenzi, foi o entrevistado desta terça-feira (16) no programa A Voz do Povo, da Sorriso FM. Durante a conversa, ele destacou a importância do cumprimento do Vazio Sanitário da Soja, iniciado em 8 de junho e com término previsto para 6 de setembro deste ano.
Segundo Rodrigo, 12 autos de infração já foram lavrados no estado por descumprimento das normas do vazio, sendo que um caso registrado em Sorriso ainda está em fase de apuração e deverá resultar em nova autuação. O fiscal ressaltou que o cumprimento do vazio tem sido eficaz graças à própria colaboração dos produtores, que muitas vezes comunicam às autoridades quando vizinhos mantêm plantações fora do prazo permitido.
O Vazio Sanitário da Soja foi implantado em 2006 com o objetivo de interromper o ciclo de pragas, especialmente da ferrugem asiática, que pode causar grandes prejuízos à produção. “A ausência total de plantas de soja no campo durante esse período impede a sobrevivência do fungo causador da ferrugem, melhorando a sanidade das lavouras e dando mais segurança ao produtor”, destacou Vicenzi.
Além do foco na soja, o fiscal também abordou o vazio sanitário do algodão, outra cultura em expansão na região de Sorriso. Ele enfatizou que a fiscalização é parte fundamental da estratégia para manter o controle fitossanitário e preservar os bons índices de produtividade do município e da região.
Até o momento, 12 autos de infração foram emitidos em Mato Grosso, incluindo um caso em apuração no município de Sorriso.
Veja mais no vídeo.