Operação investiga grupo ligado a médico acusado de crimes sexuais em Sorriso e outras cidades de MT

A Operação Verdades Secretas, investiga oito pessoas, entre elas moradores de Sorriso, suspeitas de colaborar com o médico Thiago Bitencourt Lanhes Barbosa na produção e compartilhamento de material envolvendo crimes sexuais contra crianças e adolescentes

O médico Thiago Bitencourt Lanhes Barbosa, conhecido como Dr. Thiago (PL), e pelo menos outras sete pessoas são investigadas por suspeita de participação na produção e compartilhamento de conteúdos relacionados a crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A Operação Verdades Secretas, deflagrada nesta quinta-feira (17), cumpriu 16 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e medidas para quebra de sigilo telemático.

O inquérito teve início a partir das ações do médico, que já foi indiciado por múltiplos abusos sexuais, e as investigações apontam para várias vítimas identificadas até o momento.

As diligências ocorreram simultaneamente em cidades de Mato Grosso — Canarana, Água Boa, Querência, Gaúcha do Norte, Rondonópolis, Várzea Grande e Sorriso —, além de uma ação em Recife (PE).

Entre os investigados estão sete mulheres, que mantinham relacionamento próximo com o médico, aparentemente sem saber das relações paralelas entre si, e um homem, suspeito de envolvimento direto na produção, armazenamento e possível disseminação do material pornográfico infantil.

As apurações indicam que o médico buscava se aproximar de mulheres que tinham contato direto com crianças, especialmente filhas, e há indícios de que algumas dessas mulheres tenham colaborado, mesmo que indiretamente, com os abusos.

Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletrônicos como celulares e computadores, cujo conteúdo será analisado para identificar novas vítimas e possíveis outros envolvidos ainda não detectados.

Além disso, foi descoberto que uma das suspeitas realizou um aborto sob orientação do médico, o que amplia a gravidade da rede de manipulação e abuso psicológico no caso.

Novas vítimas de abuso sexual infantil foram identificadas durante a operação, evidenciando a necessidade da continuidade das investigações para garantir proteção e justiça às vítimas.

O médico investigado está preso preventivamente, cumprindo quatro mandados expedidos em diferentes inquéritos nos quais já foi formalmente indiciado por diversos crimes sexuais.

Veja também

Ana Luiza, jovem talento de Sorriso encanta com sua voz e dedicação à música

Festa Destaque Empresarial 2024 entra na reta final de preparativos e terá shows nacionais

Suspeita de aplicar golpes contra idosos é presa em Sorriso

TJMT mantém em Sorriso o julgamento de Gilberto dos Anjos por chacina de mulheres

Menina esfaqueada pelo pai em Lucas do Rio Verde recebe alta após 24 dias internada

Sicoob celebra boas práticas no campo na 4ª edição do Prêmio Produtor Rural Sustentável