Fávaro afirmou que o governo brasileiro segue negociando com os Estados Unidos para reverter a taxação de produtos nacionais e anunciou avanços como a abertura de 400 novos mercados para o agronegócio e o compromisso de transformar o IFMT local em um campus agrícola.
Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11), por ocasião da inauguração do Hospital da Mulher em Sorriso, o ministro da Agricultura e senador por Mato Grosso, Carlos Fávaro, comentou as medidas adotadas pelo governo brasileiro diante da recente taxação imposta pelos Estados Unidos a produtos nacionais.
Segundo o ministro, o governo norte-americano tem adotado uma postura de mudanças constantes nas relações comerciais com diversos países, e não apenas com o Brasil. “A cada semana ou dia escolhe um país para tratar como desafeto. O que interessa para nós é dialogar, repactuar o que for possível, garantindo a soberania nacional e a democracia, que são fundamentais”, afirmou.
Fávaro destacou que já houve avanços nas negociações, com a retirada de itens como suco de laranja, madeira, peças e aviões da lista de produtos taxados. “Seguimos negociando e dialogando. Já estão sendo adotadas medidas pelo governo para setores e empresas afetadas”, acrescentou.
O ministro também ressaltou o trabalho de abertura de novos mercados para o agronegócio brasileiro. “Já abrimos 400 novos mercados para produtos da agropecuária brasileira e vamos abrir mais, além de habilitar mais plantas para mercados já existentes, dando mais opções aos empresários brasileiros”, disse.
Na ocasião, Fávaro anunciou ainda que assumiu compromisso com o prefeito Alei Fernandes e representantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para viabilizar a transformação da unidade de Sorriso em um campus agrícola. “Se Deus quiser, em breve teremos boas notícias”, afirmou.