Ministério Público de MT investiga segurança da Usina Hidrelétrica de Colíder após alerta da Eletrobrás

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) instaurou procedimento para acompanhar a segurança da Usina Hidrelétrica de Colíder, no Rio Teles Pires, depois que a Eletrobrás informou problemas em cinco drenos da barragem e elevou seu nível de segurança para Alerta.

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) instaurou procedimento para fiscalizar a segurança da Usina Hidrelétrica de Colíder, no Rio Teles Pires, após a Eletrobrás anunciar que a barragem da unidade encontra-se em nível de segurança Alerta. O comunicado da concessionária informou que cinco dos 70 drenos que compõem o sistema apresentaram problemas, provocando a saída de material do subsolo. Como medida preventiva, houve a redução do nível do reservatório e a ativação do Plano de Ação Emergencial (PAE).

Diante do risco à vida humana e ao meio ambiente, o MPMT determinou que a Eletrobrás apresente relatórios técnicos detalhando as intercorrências e as ações emergenciais adotadas, além de encaminhar cópias integrais do PAE, do Plano de Segurança da Barragem, dos relatórios de segurança e dos estudos ambientais realizados nos últimos cinco anos. A empresa deverá ainda remeter relatórios diários de monitoramento e pareceres de especialistas independentes.

Também foram oficiadas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Águas (ANA), que terão dez dias para enviar informações sobre fiscalizações, autos de infração e medidas adotadas. À Defesa Civil Estadual, o MPMT requisitou dados sobre áreas e comunidades em risco, enquanto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deverá relatar eventuais impactos ambientais e ações de mitigação.

Além disso, o órgão solicitou ao Centro de Apoio Operacional a designação de equipe técnica para vistoria presencial na usina, com o objetivo de verificar in loco a segurança da barragem e os riscos à população.

O procedimento é conduzido pelos promotores de Justiça Graziella Salina Ferrari, Álvaro Padilha de Oliveira, Edinaldo dos Santos Coelho e Márcio Schimiti Chueire. Nesta segunda-feira (18), eles se reuniram com diretores da Eletrobrás para tratar das medidas após a alteração do status de segurança da usina.

Veja também

Fórum sobre Reforma Tributária é destaque no programa A Voz do Povo

Governador do Rotary Distrito 4440 visita Sorriso e reforça importância de projetos sociais e globais

STF mantém isenção de pedágio a moradores do Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso

Polícia Civil prende traficante que atuava como motorista de aplicativo para entrega de drogas

Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT

Força Tática recupera duas motocicletas furtadas em Sorriso; escondidas no Poção