Sorriso entre os municípios de MT que saíram do ranking do Vacinômetro em 2025

No segundo levantamento do projeto Vacinômetro em 2025, realizado em junho, Sorriso foi um dos 13 municípios mato-grossenses que deixaram de figurar no ranking, que monitora a cobertura de 17 vacinas e busca ampliar a imunização de crianças, adolescentes e idosos em Mato Grosso.

No segundo levantamento do projeto Vacinômetro em 2025, realizado em junho, 13 municípios mato-grossenses deixaram de figurar no ranking, incluindo Sorriso, além de Alto Garças, Araputanga, Juína, Juruena, Mirassol D’Oeste, Nova Canãa do Norte, Nova Xavantina, Paranaíta, Planalto da Serra, Rio Branco, São José do Xingú e União do Sul. A primeira edição, realizada no primeiro trimestre, contemplou 131 municípios.

O Vacinômetro, conduzido pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Direitos Humanos, Minorias e Segurança Alimentar, monitora desde 2023 a cobertura de 17 vacinas em Mato Grosso, mas o levantamento de junho atualizou apenas 16 imunizantes, ficando de fora a Influenza para idosos.

O objetivo do projeto é elevar a vacinação em crianças, adolescentes e idosos nos 42 municípios com menor cobertura, que correspondem a 30% do estado. Além de fornecer dados para atuação dos promotores de Justiça junto às administrações locais, a iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da imunização.

O acompanhamento é feito com apoio do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan) do Ministério Público, com informações fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que considera ideal cobertura superior a 95%.

No levantamento de junho, foram analisadas vacinas para diferentes faixas etárias: menores de um ano (BCG, febre amarela, meningococo C, pentavalente, pneumocócica, poliomielite e rotavírus), menores de dois anos (hepatite A, tríplice viral e varicela) e crianças e adolescentes (HPV feminino e masculino, meningocócica ACWY entre 11 e 14 anos). Dados atualizados de agosto de 2025 já incluem as vacinas ACWY para todas as idades e HPV para adolescentes de ambos os sexos.

Entre os imunizantes com menor cobertura, destaque para a meningocócica ACWY aplicada aos 11, 12 e 13 anos, com índices abaixo de 50%. A vacina protege contra quatro sorogrupos (A, C, W e Y) da bactéria Neisseria meningitidis, causadora de meningite e infecções graves, e é oferecida pelo SUS para crianças a partir de 12 meses (dose de reforço) e adolescentes entre 11 e 14 anos.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Funcionária é socorrida após ataque de abelhas durante retirada de enxame na Havan em Sorriso

Festival de Pesca 2026 vai distribuir mais de R$ 550 mil em prêmios e abre inscrições para competições

Comissão da Mulher da OAB Sorriso esclarece mudanças na Lei Maria da Penha e reforça direitos das vítimas

Com foco em qualidade de vida, Academia da Saúde inicia 2.º Grupo de Emagrecimento de 2026

Acordo entre TRE-MT e Polícia Federal fortalece segurança nas Eleições 2026

Ministério da Saúde estende campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos até o fim de 2026