Acordos do Procon de Sorriso passam a ter força de sentença judicial

Os entendimentos firmados entre consumidores e fornecedores no Procon de Sorriso agora serão homologados pelo Cejusc, garantindo segurança jurídica às partes e impedindo que os acordos sejam rediscutidos na Justiça.

Agora os acordos firmados no Procon de Sorriso passam a ter força de sentença judicial. A mudança foi possível graças a um termo de cooperação assinado entre o Município, o Procon local e o Poder Judiciário, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Cejusc.

Com a novidade, consumidores e fornecedores que buscam os serviços do Procon contam com mais segurança jurídica, já que os entendimentos firmados serão homologados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Dessa forma, os acordos se transformam em títulos executivos e não poderão mais ser discutidos posteriormente na Justiça.

Para a juíza coordenadora do Cejusc de Sorriso, Paula Saide Biagi Messen Mussi Casagrande, a cooperação busca conscientizar a sociedade sobre a importância dos métodos consensuais de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação. Segundo ela, a medida também traz benefícios como a redução de processos judiciais, a otimização da administração da Justiça e o fortalecimento da cidadania.

O diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira de Souza, destaca que a iniciativa surgiu da constatação de que muitos consumidores, mesmo após firmarem acordos na esfera administrativa, recorriam ao Judiciário em busca de novas reparações. “Essa insegurança motivou a aproximação com o Judiciário, que prontamente nos acolheu. Agora, tanto consumidores quanto fornecedores terão a garantia de que os acordos não serão questionados novamente”, explica.

Michel ressalta ainda que os primeiros processos devem ser encaminhados para homologação já neste mês de outubro e que o termo de cooperação não tem prazo para encerrar.

Veja também

Paróquia Santa Luzia promove encontro da Semana Nacional da Vida neste domingo

Semana de Defesa Animal tem programação especial em Sorriso

Festa Comunitária celebra São Francisco de Assis na Comunidade Santa Rita de Cássia

Seduc divulga resultado preliminar das inscrições para recursos de creches em 91 municípios

MPMT alerta bares e restaurantes sobre riscos de adulteração de bebidas

Trio é condenado a mais de 100 anos por morte de caminhoneiro em Sinop