Silvio, ex-secretário de Saúde de Nova Ubiratã e vereador Damiani falam sobre números de leitos de UTI e tecem críticas (Vídeo)

Silvio, ex-secretário de Saúde de Nova Ubiratã e o vereador de Sorriso Leandro Damiani falaram sobre a polêmica envolvendo a criação de novos leitos de UTI na região e teceram fortes críticas ao governo do Estado e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A respeito desse convênio do Governo do Estado com o Consorcio é uma vergonha, ja não tem leito hoje quado estava de secretario em Nova Ubiratã não consegui leito para paciente e Sorriso também não tem leitos e não terá se depender de como o governo do Estado vem conduzindo. o secretario de Estado, Gilberto Figueiredo fala, fala, fala e não resolve nada.

Isso a gente já vem ha anos se arrastando com isso, o Hospital Regional de Sorriso, hospital Regional de Sinop todo mundo já sem leitos para os casos normais, imagine agora com a COVID. Sigam as orientalenses da secretaria de Saúde, porque a situação tende a piorar a não ser que os municípios banquem isso, porque o Governo do Estado vão ser muito difícil fazer isso.

O vereador Leandro Damiani disse que está insatisfeito com a politicagem do governo do Estado sobre isso: “Há dois, tês meses vimos uma notícia de que a ALMT devolveu 30 milhões de reais ao Estado para investir na COVID, onde é que está esse dinheiro? Onde está o dinheiro das UTIs? Sinop já tem uma conversa a cerca de dois meses que ia ter 20 leitos, agora ontem já falaram que ia começara a funcionar os outros 10”.

Damiani denunciou que pacientes suspeitos de COVID ficaram no Pronto Atendimento do HRS sem nenhum isolamento: “Em Sorriso, no final de semana, dois pacientes suspeitos de COVID ficaram no P.A. do Hospital Regional, onde não tem nenhum tipo de isolamento. Olha o risco aos profissionais da saúde ,que estão atendendo essas pessoas. A ALMT diz que vai fazer e que vai mandar dinheiro, mas onde está esse dinheiro? Porque que não cobra para as UTIs funcionar aqui, porque que não cobra para que o Estado chegue? Ao contrário disso que era para ter 6 UTIs a mais, do governo federal, 6 UTIs a mais com recurso federal, recurso federal. Eu tenho o documento que o Governo do Estado informou que não vai colocar essas UTIs aqui, e com recurso federal. E o povo vai começar a morrer, porque vai começar a faltar leitos de UTI!.

O vereador disse que a taxa de ocupação de leitos de UTI aumentou consideravelmente em MT: “Há quatro dias era 47% a taxa de ocupação de UTI e agora já está em 74%, aumentou em quase 30% a taxa de ocupação de leitos de UTI em MT. E a Assembleia vem dizer que vão ajudar. Vão fazer o que? Vão ajudar o que? Onde está o dinheiro? A gente só quer ver os leitos de UTI funcionando, só isso. O povo vai começar a morrer porque não tem vaga. Porquê está acelerando tão rápido? porque o povo está pegando contaminação e não tem vagas”.

“Se em Sinop tivesse os leitos que estão falando ha uns dois meses aí não ia ficar paciente no PA do Regional, como ficou de sexta-feria até domingo. Ficou porque não tinha vaga”.

Por fim criticou ações de distribuição de álcool dizendo que o que realmente precisa é de leitos de UTI: “É muita conversa da Assembleia, me desculpe o Botelho, me desculpe, mas o dinheiro não tá chegando, porque se chegasse ia resolver. Álcool em gel é importante, mas hoje o que precisamos é de leitos de UTI funcionando”.

Confira a entrevista no programa A Voz do Povo:

Veja também

Jair Frasson relembra pioneirismo e projeta futuro promissor para Sorriso em entrevista à Voz do Povo

A Voz do Povo entrevista empresário José Baggio na série especial pelos 39 anos de Sorriso

6ª Festa do Lions Club Sorriso acontece neste domingo, 18 de maio

China abre mercado para DDG e Mato Grosso sai na frente com articulação estratégica da Sedec

Mato Grosso sedia Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais

Sicredi Celeiro MT/RR realizou ações de Educação Financeira do Programa Cooperação na Ponta do Lápis