Homem é condenado a mais de 30 anos de prisão por homicídio de adolescente em disputa entre facções em Sorriso

O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri de Sorriso, e o réu foi apontado como um dos responsáveis pela execução de Gabriel Alves Moura, de 14 anos, morto em abril de 2023 durante conflito entre facções rivais.

Paulo Borges Rocha foi condenado a 30 anos, quatro meses e 20 dias de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de homicídio qualificado e participação em organização criminosa armada. O julgamento ocorreu na segunda-feira (3), no Tribunal do Júri de Sorriso, sob atuação do promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino.

O Conselho de Sentença acatou por completo a tese apresentada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, reconhecendo a autoria e materialidade dos crimes, além das qualificadoras de motivo torpe e do uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Também foi mantida a majorante por envolvimento em facção criminosa armada.

De acordo com a denúncia, Paulo Borges Rocha, integrante da facção Tropa Castelar — aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) —, participou do assassinato de Gabriel Alves Moura, de 14 anos, em abril de 2023, no bairro Novos Campos, em Sorriso. O crime foi motivado por disputa entre grupos rivais e executado com arma de fogo, em conjunto com outros comparsas, o que impediu qualquer chance de reação da vítima.

Investigações apontam que o adolescente, supostamente ligado à facção Comando Vermelho, foi surpreendido na rua e perseguido por Paulo Borges Rocha e dois cúmplices. Tentando escapar, o jovem entrou no quintal de uma residência, mas foi cercado e atingido por vários disparos, morrendo antes de receber socorro. Após o homicídio, os envolvidos fugiram do local.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Marco Cruz destaca alto nível do Grand Rodeio PBR e convida população para prestigiar etapa classificatória em Sorriso

Festa do Colono e do Motorista será neste domingo (26) com carreata, bênção dos veículos e Festival de Prêmios em Sorriso

Anuário de segurança pública: Nordeste concentra as 10 cidades mais violentas do Brasil em 2025

Cavalaria da PM prende quatro suspeitos e apreende drogas após perseguição em Sorriso

Aluno de 14 anos é apreendido após agredir a própria mãe em escola militar de Sorriso

Cinco menores são apreendidos após furto em farmácia; grupo é apontado como integrante de facção criminosa em Sorriso